terça-feira, julho 05, 2005

O "NOVO" PRODUTO MOITA

Até vão realizar um concurso se o especialista em procissões for eleito p'rá Junta. Trata-se de um novo logo. Não querem perder a corrida, sonham com lugar na Tribuna da Praça de Toiros. Vai ser dificil. O lugar tem sido majestralmente ocupado pelo substituto do excelso Presidente, aquele que ninguém mais o viu.

Vai ser dificil.
A Aficion não se compadece apenas com retóricas de circunstância, com o jucoso discurso da defesa das tradições, mesmo que das mais absurdas. A Aficion tem raízes profundas no Povo, até indecifráveis na história. Tal não é a nuvem que a envolve. Felizes, são e serão aqueles que a conseguem desbravar, entender, assim elevando o saber e as virtudes humanas. Estúpidos e infelizes, são e serão aqueles que nem sequer tentam perceber tamanha estupidez.

Almejar a Aficion é dificil.
Não se resume a Derechazos e Naturais, menos ainda a Patuscadas e Charutazes. Trata-se do amâgo da estratégia para o desenvolvimento sustentado do Concelho, donde emergirá o Novo Produto, a marca, o ferro.

Mas virando para o 3º tércio, o da verdade, mesmo sem varas. Aqui estou vestido com fato doirado cheio de berloques e lantejoulas, empertigado, com passos lentos e largos a olhar a bêsta que nem sequer sabe marrar, está apenas a fungar de raiva por lhe terem roubado a calmaria da leziria, está a olhar-me como se eu fosse um palhaço, um espantalho... a música tocou e mais danado ficou, arrancou, mas enganei-o com um aplaudido Natural. Olhei para a tribuna, o animal recolheu às tábuas.
Assim acordei deste malfadado sonho, recordo-me que eles estavam lá, eles os eleitos e mais abaixo os que querem ser eleitos, demais farsantes como o das lantejoulas, com lencinhos e gritinhos, elas a cruzarem pernas de arrepios. Tudo por aquele cenário macabro e hipócrita que ainda estremunhado, interroguei-me: - como é que fui sonhar com aquela merda!? sim com aquela merda, para mim inesperada, revivalista e reaccionária, em que a tradição se perde numa passarel de crimes, a sustentar vaidades, lamejíces e demais habilidades para darem no olho.

1 comentário:

AV disse...

Nós como "Produto Moita" já propusemos as caixas de "Bosta Aromática" e os "Pares de Cornos Amovíveis" tudo a produzir no novo Comdomínio Industrial da Moita.