quarta-feira, abril 20, 2005

Ratzinger: a Santa Inquisição no trono

O teólogo brasileiro Leonardo Boff afirmou ontem (19) que recebeu com "perplexidade" a notícia de que o cardeal alemão Joseph Ratzinger foi eleito como novo papa.
"Recebi com perplexidade e surpresa porque uma igreja conservadora chamou o guardião do conservadorismo para o papado", afirmou Boff. "Como cristão, a gente acolhe, a gente respeita, mas ficamos cheios de preocupações pela imagem da igreja no mundo."
"João Paulo 2º criou muitas feridas: muitos cristãos emigraram da igreja porque não a sentiam mais como lar espiritual", diz o teólogo. "Tememos que esse inverno eclesial continue. A igreja vai conhecer um inverno mais rigoroso."

"Quem?"
O líder do regime americano, George W. Bush, afirmou que o cardeal Joseph Ratzinger, é homem de "grande sabedoria e de grande cultura". E não disse mais nada.

2 comentários:

Anónimo disse...

O QUE MORREU, FOI UM PAPA MEDIÁTICO
Tudo foi e é calculado.
Mas por detrás do grandioso terré té teu, está um exercicio contraditório e vigarista.
Glorificou o maior embuste verificado em Portugal - FÁTIMA.
Beatificou o sinistro fascista,franquista José Maria Escrivá Balaguer, fundador da não menos sinistra OpusDei.
Porque entendeu que a teologia da libertação representava um perigo sério para a igreja(Vaticano)e para os Estados Unidos pelas raízes fundas que alastravam na américa latina, advogando uma igreja de proximidade, empenhada pela liberdade, pelos direitos sociais e politicos, fazendo tremer os regimes ditatoriais.
Determinou o afastamento de padres e bispos, tentou até silenciar a mensagem deixada pelos mortos.
Por exemplo D. Helder Câmara, (figura que esteve em Portugal a convite do Bispo D.Manuel)representante da igreja dos pobres da América Latina, que um dia teve a coragem de dizer -"Quando dou aos pobres,sou um santo;quando pergunto porque é que os pobres têm fome,sou comunista". A visão retrógada do falecido Papa,então acompanhado pelo disciplinador da Fé que é o actual, com o pretexto de banir a subversão marxista, alterou toda a hierarquia da igreja naquele continente. As suas visitas foram sempre politicas. Na Nicarágua, em pleno aeroporto de Manágua, teve a lata de repreender públicamente um padre apoiante da Frente Sandinista. Nas viagens áquele continente nunca criticou os alinhados com as sangrentas ditaduras, nem no Chile de Pinochet o fez.
Na viagem à Indonésia e Timor(cujo chão não beijou...)comportou-se durante anos em clara conivência com os opressores, só mais tarde para não perder o comboio, emendou a mão.
O actual Papa, foi conselheiro principal, é mandante da congregação da fé. Para ele a Filosofia e as Ideologias, são todas perniciosas, são tudo relativismos que afectam a fé e a salvação do mundo. É UM HOMEM PERIGOSO, tendo em conta a influência e tenebrosos tentáculos da igreja. O blá blá teológico e a habilidade oratória, escondem objectivos expansionistas e não tolerantes que mais cedo do que tarde, trarão a claro que o ecumenismo propalado, não passa de mais uma monstruosa hipocrisia.
Se o tal deus, que se pirou depois de armar este 31, em que ninguém mais o viu, cá voltasse - coitados destes Papas!

Anónimo disse...

Hoje mesmo, dia em que o Papa recebeu o anel do pescador e o pálio pontificio do camerlengo,o Bispo auxiliar de Lisboa em declarações ao Jornal Público, teceu loas à nova luta da igreja contra o relativismo.
Sem ainda ter reflectido sobre todo aquele blá blá teológico, lembrei-me de D.Helder Câmara.
Deslocava-se ele, como sempre de burro entre as distantes povoações do nordeste Brasileiro. Uma vez ao sair de um matagal observou no cruzamento de novas estradas à colocação de um grande outdor, de onde saltavam belas garotas publicitando a coca-cola. Lá seguiu, pensando que na miséria daqueles povos, animar ao consumo daquilo, era um enorme disparate quando para o pão,leite e feijão o dinheiro não chegava.
Logo na aldeia mais próxima, sem perder tempo, na homilia campal sempre aguardada pela população, alertou para não desperdiçarem dinheiro com aquilo,pois não era alimento. Nisto, chocalhou uma lata de coca-cola e deu-a a beber ao burro. O animal, ou pelo doce ou pelo gás, desatou aos pinotes,peidando-se e espirrando coca pelas narinas. - estão a ver, nem o burro gosta!.
Exemplos destes, são os tais relativismos.