domingo, dezembro 15, 2013

Ninguém pode ignorar



Hoje na Missa Dominical

 
 
 

A  TEIMOSIA  DE  DEUS...
Deus não desiste nunca, como a Vida que essencialmente é e não se cansa de irromper. Não esperaríamos é que fosse como foi. Quando pensamos em Deus a partir de nós, entrevemo-lo terrível e vingador, como vingativos podemos ser nós e tanto o somos. Mas, quando pensamos evangélicamente em Deus, deparamos com o trecho que escutámos, resumindo-se tudo no diálogo que trava com Maria, a donzela de Nazaré da Galileia. Propõe-lhe o que nunca fora ouvido e poderíamos resumir assim: que fosse como a nova terra, onde nascesse a humanidade nova, em pleno acolhimento da graça divina e só por Deus reconstruída, mediante o sim que ela daria. Como efetivamente deu: «Faça-se em mim segundo a tua palavra!». Não que ela entendesse como, mas com inteira disponibilidade e confiança em quem propunha. Assim pôde nascer Cristo, o homem novo, Filho de Deus e Filho de Maria.

É a verdade do mundo, assim indicada nas palavras de Cristo a Nicodemos: «Tanto amou Deus o mundo, que lhe entregou o seu Filho Unigénito, a fim de que todo o que crê nele não se perca, mas tenha a vida eterna!» (Jo 3, 16).
            
- Ajude-nos Maria Imaculada, Padroeira de Portugal, a estarmos como ela diante de Deus, disponíveis e confiantes, para que o Evangelho de Cristo possa recriar-nos a todos na justiça, na paz e a não necessitarmos de caridade.
- Ajude-nos Maria Imaculada, Padroeira de Portugal, a que desapareçam os pecadores da governança, concedendo-lhes na vida eterna o inferno que aqui nos pretendem impôr. 

"Faça-se em mim segundo a tua palavra!". Esta frase, embora tudo isto seja gracioso, não deixa de traduzir a grande deslealdade cometida a Zé Carpinteiro, que assim acabou por criar os seus e o filho do outro.

sábado, dezembro 14, 2013

Hoje bateu-se um record

O dia ainda não acabou, mas já atingimos a melhor marca deste blog este ano. Só hoje e até este momento, já se verificaram 386 visitas ao ArreMacho.
 
Embora rareiem os comentários, a quantidade de visitas demonstra bem o interesse e oportunidade do serviço que se presta.
 
Acontece que temos um projecto que passa por abandonar o anonimato, mas que temos vindo a adiar pelo facto de se viver uma conjuntura marcada pelo actual Governo e o Babáca de Belém, que contra os quais defendemos a desobediência e até a insurreição, com todos os riscos de acabarmos na alçada do SIS, que como se sabe está ao serviço daquela corja de malfeitores. Também a nível local o perigo espreita, pois a censura e a descriminação é recorrente no munícipio - foi há poucos meses com o despedimento por delito de opinião de um trabalhador do Fórum da Baixa da Banheira, e  agora a dispensa inquisitorial de quatro vereadores eleitos. 
 
Desejamos avançar com o projecto, mas só quando a situação desanuviar.

sexta-feira, dezembro 13, 2013

Só merece uma palavra...


Esta é a capa do Boletim Municipal da Moita (Dezembro) 
já divulgado no respectivo portal.
Convido-vos a visitarem as páginas 4 e 5 deste boletim.
Ao lado esquerdo, está a foto presidencial do Srº Garcia a quase toda a altura da página, no lado direito e em cima as fotos dos vereadores eleitos pela CDU, em baixo e em caixa à parte aparecem as fotos dos vereadores proscritos, tão pequenas que é preciso uma lupa.
 
Estas duas páginas da forma como estão traduzem a forma abjecta como a elite CDU trata em democracia os adversários politicos, sendo até capaz de usar miudezas destas para os humilhar.
 
Recordando aqui a veemente afirmação do ex-deputado Srº Vicente Merendas na anterior Assembleia Munícipal, de que a CDU não aceita lições de democracia de ninguém, o certo é que mediante este procedimento, fica demonstrado que precisa de uma desinfestação neurótica, pois para detentores de maioria absoluta, é grande falta de senso recorrerem a tão baixos níveis.
Enfim, reduzindo isto a uma palavra, só encontro: - Nojo!...
 
 

De pensar morreu um Burro...

E eu a pensar que António José Seguro ía mobilizar as bases do seu Partido, envolvendo-se numa dinâmica para uma grande esquerda, que levasse o Governo a demitir-se ou a ser demitido.
 
Enganei-me outra vez, ontem Seguro convidou Passos Coelho para um debate precedido de encontro para uns copos e acerto  do que vão debater.
Devagarinho, assim como não quer a coisa, o PS lá se vai ajeitando ao que o PSD e CDS pretendem - um docinho hoje, outro amanhã. vão acabar por se lambuzarem os três.

quarta-feira, dezembro 11, 2013

Para Registo

O Exmoº Srº Rui Garcia,
Presidente da Câmara Munícipal da Moita,
recentemente divulgou o
Programa de Gestão Participada
do Munícipio da Moita. 
Da respectiva apresentação destaco as seguintes palavras:
 
" O poder local tem capacidades para dar respostas e para isso é preciso que as pessoas não desistam, porque nós sem o apoio popular perdemos capacidade de agir."

Assisti ontem no Continente

A Luís Morgado e sua companheira, a Srª Odete da Farmácia da Mutualidade, serem abordados por um individuo que lhes pediu que comprassem qualquer coisa para comer. O homem estava enervado, com vergonha, pois algumas palavras nem sequer se percebiam.
O meu amigo Morgado, deixando a companheira ás compras, convidou-o a entrar e foi buscar com ele meio frango, um queijo, pão e uma garrafa de vinho, sentando-se depois na esplanada do exterior onde acabei convidado para um copo e um pedaço de queijo.
 
Mantive-me com dificuldade sempre sério a ouvir o Morgado. Ele deu-lhe o número de telefone explicando-lhe que se num dia destes tiver a coragem de entrar ali e tirar para comer, saciando a fome no local, não roubando nada nem metendo produtos nos bolsos - se for preso telefone-me, pois irei directamente ao posto e lá identificando-me como membro da Assembleia Municipal, intervirei em sua defesa e com a presença de um advogado amigo, que nestas coisas é sempre solidário.
 
Arranjarei também a forma desta história aparecer no jornal, denunciando também o filho da puta do patrão que o espetou no desemprego e não lhe pagou os salários,  e que nem sequer lhe facilitou o acesso ao subsídio de desemprego. Esse gaijo que conheço bem, é um vaidoso que viveu sempre no bembom, com bons carros e muitas gaijas à conta do pessoal, é um caridoso do ROTÁRIO que tem de ser denunciado, enxovalhado públicamente, se possível até por onde anda no Brasil.
 
Mantive-me sempre sério, embora tivesse vontade de rir, porque sei que ele em sindicalista fez coisas parecidas com estas.
Uma vez descobriu a morada da tia do patrão da TERMOSET (empresa que existiu em Setúbal) para onde se tinha pirado, em Londres. Conseguindo que uns amigos ingleses da Rede Europeia de Combate ao Desemprego, distribuissem um panfleto em inglês na respectiva  rua e habitações circundantes, explicando quem era o trafulha que ali estava refugiado, tal foi o impacto, que o artista foi chamado à policia, pois esta perante aquela publicação inédita, supôs tratar-se de um refugiado ilegal - o certo é que passados 15 dias, já com a empresa parada e a encerrar, o pessoal recebeu os salários em atraso e o 13º mês, mesmo em vésperas de Natal. 
Logo não me admira nada, que ele faça o que disse.  Para já, ganhou mais um para ir ás manifestações.

domingo, dezembro 08, 2013

Mandela Não Faleceu

Neste blog, não nos sentimos conjunturalmente autorizados a somar palavras ao muito que por aí se diz e escreve, registamos apenas o facto de que Mandela Não Faleceu.
 
Mandela pela pessoa que é e por tudo o que fez,
conquistou o direito de não morrer. 

sábado, dezembro 07, 2013

O S.I.S está de prevenção...

É intensiva a investigação que está a decorrer, são muitas e complexas as informações que se cruzam, desde que um grego referiu que no governo português existe um alemão infiltrado.
 
Tendo em conta o activismo crescente na Europa dos movimentos neo nazis e a caracteristica, opções e simpatia dos actuais governantes portugueses, não admira nada que o Governo de Passos Coelho e até a própria Presidência da República estejam a ser usados como encubadora para uma extrema direita de pendor nazi.
 
Resta-nos o SIS descobrir e desbaratar á nascença estas sinistras organizações. A espionagem em democracia  serve para isto.  

quarta-feira, dezembro 04, 2013

Democracia Representativa

Um tema interessante, que nos leva a convidar
os visitantes deste blog a deixarem as suas opiniões.

Tomando como exemplo o poder local no Concelho da Moita, onde se observa à institucionalização de elites centralizadoras do poder, como é o caso de em nove vereadores eleitos para a Câmara, quatro serem proscritos - ficando assim a governança entregue a um "quintêto"de eleitos dos eleitos.

- garante-se a publicação em post dos comentários relevantes que surgirem sobre o tema Democracia Representativa.

Ministro da Defesa é mais um aldrabão.

Quer empandeirar o Estaleiro de Viana por 7 e tal milhões, gastar 30 milhões para depedir 609 trabalhadores e o Estado ficar com as dividas da empresa. E ainda se não bastasse esta ideia estúpida, é apanhado a mentir sobre decisões da U. Europeia, que nem sequer existem. 
 
É só disbunda!...

terça-feira, dezembro 03, 2013

O "Quintêto" que dirige o munícipio da Moita...

Deliberou:
Que o periódico Boletim Municipal, passa a ser um orgão pluralista, devendo para isso em cada boletim o editorial ser escrito e assinado pelo vereador indicado na escala de serviço do respectivo "quintêto". Deliberando também usar o mesmo critério para a agenda mensal MaréCheia. 
 
- O "Quintêto" integra o Presidente da Câmara e quatro Vereadores. Os restantes vereadores foram dispensados, não entram na escala de serviço.

A disbunda não tem fim

Já vai em 1008 milhões de euros à conta dos contratos SWAP, entregues este ano a nove bancos estrangeiros. Isto quando recentemente o Supremo Tribunal de Justiça confirmou que os contratos SWAP podem e devem de ser anulados, exactamente porque são especulativos e em muitos casos ilegítimos.

segunda-feira, dezembro 02, 2013

Conhecem o Vice-Presidente da Câmara Munícipal da Moita ?...

 MARÉCHEIA
Desconhecido para a maioria da população, porventura com um notável curriculum, embora não exposto - assinou o editorial tem a palavra, da agenda de eventos no Concelho da Moita para o mês de Dezembro.
Na página 3 está apresentado.

Este Governo esbandalha tudo

Em jeito de balanço numa reportagem televisiva sobre a educação e o ensino de adultos, há dias apercebi-me que o governo destruiu tudo o que havia, sem qualquer alternativa.
 
Por exemplo as Novas Oportunidades, sistema fácilmente criticável, mas de enorme utilidade e alguns picos de sucesso em algumas vertentes formativas direccionadas ao emprego, concerteza que necessitava de alguma aferição de métodos e regras, mas não foi isso o que aconteceu - esbandalharam tudo sem qualquer alternativa. Também nas escolas, quase que não existe o ensino noturno.
Eis assim uma excelente estratégia de qualificação, de combate ao desemprego de longa duração e por maior competitividade da economia.
 
Como estragam e esbandalham tudo em que tocam, temo-nos de pôr-a-pau, pois desta forma a quadrilha do Cavaco ainda acaba por esbandalhar o país.

domingo, dezembro 01, 2013

Que Lindo Cartaz...

Muito alegre e colorido numa paisagem iluminada pelo
intenso brilho do sol, que só em raras manhãs de Inverno acontece. 
E o Presidente da Junta de Freguesia, que bonito que ele está. Subtilmente disfarçado com barbas, bigode e sobrancelhas de neve, envergando a vestimenta vermelha e o capucho de pom-pom, num gesto bondoso e caritativo, só não se vê a lapela, que por certo terá o logo da Coca-Cola.
 
Há pessoas que se prestam a isto,
aliás, não perdem uma oportunidade.
Quem os observa é tentado a pensar em Narciso, mas erram, é que Narciso isolava-se a contemplar até à exaustão a sua imagem reflectida na água, gerando o vício de se ver a si próprio em cada instante da vida. Mas este postal não é isto,  pois o figurante não se isola, ele quer mesmo dar nas vistas nem que seja no formato caricatura, logo não estamos em presença de um acto narcisista, mas de uma detestável demonstração de cabotinagem.
 
- Um indisfarçado carreirismo e culto da personalidade, é o que isto é.
  

Moita, terra de segredos



Segredos mal guardados,
pois hoje na missa segredaram-me
que a zona do Cais da nossa terra vai ser considerada um Santuário Mariano com a benção do Imaculado Coração de Maria.
 
As incidências de tão sagrada deliberação no desenvolvimento do Concelho são incalculáveis - um centro para apoio aos peregrinos, um hotel e várias residenciais, a restauração de todos os edíficios degradados na zona histórica da vila e tudo o mais que a imaginação empreendedora na vertente turistica religiosa conseguir.
 
Este facto de excelência só acontece pela dinâmica gerada com a recente homenagem a Nª Sª da Boa Viagem, ao fenómeno da fé de que a multidão que se juntou demonstrou, a par do entusiasmo e sacríficio dos vereadores e presidente da Câmara, que tenazmente esperaram junto aos paços do concelho pela passagem da imagem, dando graças a Nª Senhora.

Sem dúvida, muita fé e abnegação dos autarcas, muito, muito trabalho - mas como dizem, quem corre, aliás, quem reza por gosto não se cansa.

sábado, novembro 30, 2013

O Encontro da Aula Magna evaporou-se...



Ainda sonhei, mas depressa percebi
tratar-se de uma enevoada esperança.
É claro que o Governo e o Cavaco não se iriam demitir lá porque Mário Soares os convidou a fazê-lo, mas cheguei a pensar que aquela iniciativa viesse a ter alguma influência no PS, nos seus dirigentes e nomeadamente em A.José Seguro.
 
Bem poderia esperar sentado. Seguro está noutra onda, pois já aceita que o governo se aguente até 2015. Eu que até cheguei a pensar que ele viria a propôr uma manife para a Alameda, acabei decepcionado mais uma vez, pois com o PS não se pode contar.
 
Definitivamente está percebido que o discurso contestatário dos socialistas, é muita parra e pouca uva, desconfiando mesmo que o objectivo nunca foi derrubar o Governo, mas dar-lhe tempo para que continue a fazer aquilo que o PS quer que seja feito, sem ter de o vir a fazer. E isto não são suposições, basta verificarmos a prática do Presidente da França e reflectirmos sobre o envolvimento e as fortes amarras que ligam o PS por cá aos interesses dos grandes grupos económicos.

Orçamento de Estado confirma a disbunda...

Este ano vão para as PPPês 1645 milhões de euros, a que somará 776 milhões em 2014 pelo OE agora aprovado.
Na saúde os cortes serão de 784 milhões, na educação serão 485 milhões, na cultura 20 milhões, rendimento social de inserção 10 milhões, apoio a idosos 6,7 milhões, abono de família 3,5 milhões. Somando 1330 milhões de cortes, valor abaixo daquilo que o Governo vai gastar engrossando os lucros dos seus amigos dos respectivos grupos económicos. 
 
Um negócio furado, enxertado e ilegal, assente em contratos que ninguém percebe - tudo se mantém, a disbunda continua, quanto tudo deveria ser extinto e verificar-se a reversão para o Estado.

quinta-feira, novembro 28, 2013

Assembleia Munícipal da Moita

Qual Lapso, Qual Carapuça!...
Ontem dia 27 de Novembro realizou-se em convocação extraordinária (repetição) a Assembleia Munícipal da Moita, isto em resultado da interpretação exclusiva da presidência da mesa, com a conivência da maioria CDU, ao regimento na Assembleia anterior - onde impôs que os respectivos membros daquele orgão apenas se pronunciassem, sim ou não, às propostas da Câmara sobre a Derrama e o IMI.
 
I
Então apesar de contestado, argumentou com a lei e o regimento de forma obstinada, não tendo qualquer dúvida, nem tão pouco reflectindo sobre o hábito e uso vigente à décadas naquele orgão, ou porventura lembrar-se que em democracia tudo se propõe e nada se impõe;
II
Da bancada da CDU intervieram o Srº Vicente Merendas (ex-deputado) e o SrºNuno Cavaco, nenhum pôs em causa o método, preferindo a arrogância e o cabotinismo, sentindo-se como peixinhos na água;
III
Na Assembleia de ontem, ainda tentaram não anular as deliberações da Assembleia anterior relativamente aos pontos 10º e 11º, evitando nesta a alteração à ordem de trabalhos - o que acabou por ser feito, sem que sobre o assunto ninguém da bancada da CDU se pronunciasse.
 
Mediante isto, aceitar a ideia de que se tratou de um lapso, de um erro humano ou outra qualquer trêta, é ofuscar a tentativa de um novo estilo, mais funcional e condincente com a maioria absoluta da CDU, transformando aquele orgão numa caixa de ressonância da Câmara, onde quem não é da corda não conta para nada.
O objectivo é exactamente transferir para a Assembleia o estilo de Garcia na Câmara, onde pôs de parte 4 vereadores - trata-os como se não existissem, consolidando a ideia de que aqueles 4 estão a mais, e que o quintêto CDU basta para gerir o Munícipio. 
 
O que aconteceu não foi um lapso, foi sim a tentativa de impôr um estilo autoritário, logo um atentado vergonhoso à autonomia daquele orgão autárquico.
 

No dia 26 o protesto foi grande...

Junto da Assembleia da República, cujo o edifício pela manhã esteve inicialmente cercado por três manifestações, e de tarde em surpresa, aquilo a que alguma imprensa caracterizou de ocupação de quatro ministérios, também em diferentes regiões do país verificaram-se manifestações de protesto, exactamente contra um orçamento que mais uma vez vem demonstrar que o governo tem de ser posto na rua. Foi um dia de luta, de indignação e protesto já de grande dimensão, à qual as instituições democráticas terão de dar ouvido, pois só assim se evitarão acontecimentos de outra ordem.
 
 

domingo, novembro 24, 2013

26nov-new1

Um Facto...

Em Democracia a violência nunca é legítima.
Mas quando a democracia é água que esvai entre os dedos,
a violência é um recurso legítimo.

Coisa estranha...

Acusarem Mário Soares de intolerância
e até de promover um levantamento popular.
 
Eu que votei nele na primeira vez que foi eleito para Presidente da República, então para derrotar a dinâmica revanchista que caracterizava a conjuntura politica - votava novamente, pois no risco das liberdades, no seu limite, Mário Soares é confiável.
 
Não me espanta, até porque o desejo, que venha a acontecer uma mobilização para a Alameda que junte de todos os quadrantes gente de boa vontade - precisa-se de mais de um milhão para que no dia seguinte haja diferença. Evitando assim a violência, a gratuita e a legítima que sempre acaba por acontecer, quando numa sociedade as instituições ficam surdas e promovem a iniquidade.
 
Mário Soares não está a ser tolerante da mesma forma que eu, tu e toda a gente não é tolerante quando nos assaltam a casa.

sexta-feira, novembro 22, 2013

Isto é para rir...

A confirmar a análise do ArreMacho de há dois dias, recebemos de um membro da Assembleia Munícipal da Moita, a notícia de que fora convocado para uma sessão extraordinária exactamente motivada pelos critérios absurdos que o Presidente da Mesa adoptou, na realizada no dia 19 do corrente mês.
 
Apesar deste reconhecimento, o aviso convocatório para dia 27 está errado.
Quando na Ordem de Trabalhos refere, Eventual alteração às deliberações da Assembleia Munícipal, está a manter o método que agora obrigou a convocar esta - pois as deliberações relativamente aos pontos 10º e 11º da anterior Assembleia, são nulas, logo o ponto 1º e 2º para dia 27 terão de corresponder à discussão e votação das propostas da Câmara sobre a Derrama  e IMI, com as contrapropostas que surjam.
 
Estamos perante um exemplo em que a incompetência é resultado do frenesim controleirista com que pretendem coordenar a assembleia, sendo de registar que nenhum membro da CDU interviu colocando dúvidas ao método então adoptado. Sentiram-se como peixe na água, basta recordar o falar inchado do SrºNuno Cavaco.
 
Agora assumam a vergonha, ou então arranjem mantas para se taparem.

Curiosidades

* Duarte Lima pretende uma indemnização de 35 mil euros, por um jornalista alegadamente o ter acusado de corrupção.
 
* Cavaco Silva não só continua a ser inquilino no Palácio de Belém, como por estranho que pareça ainda é Presidente da República. 
 
*O Ministério Público parou com todos os inquéritos e investigações relativas a elementos da elite angolana, optando até por queimar em vez de arquivar toda a documentação.
 
* O Juiz que determinou a prisão de Carlos Cruz, desterrado em Torres Vedras está feito num oito - agora arrisca ter um processo discilplinar, por não aceitar escrever como o novo acordo ortográfico  define.

Concurso de Aldrabões

É permanente aquilo que os ministros e secretários de estado
fazem o que melhor sabem - mentir.
Ao memo tempo que gozam cinicamente com os portugueses, colhem o apoio de Cavaco Silva, empurrando assim institucionalmente o país para a desobediência, senão mesmo para a vilolência.
 
Quando nestas condições, se esvaziam por indiferença dos governates as greves e as manifestações, é natural e legitimo o aparecimento de outras práticas de intervenção dos cidaddãos.

quinta-feira, novembro 21, 2013

A má estreia da dupla Garcia/Lobo

Desconfio que a última Assembleia Munícipal
arrisca a ser impugnada.
Inchado de poder o Srº Lobo não acolheu outras interpretações ao regimento, impôs a sua, retirando à Assembleia a hipótese de contrapropôr as propostas da Câmara, isto para alegria do Srº Garcia e inchaço da maioria, bem representado pela extensa arenga do Srº Nuno Cavaco, que não continha o seu frenesim de arrufo e verbalismo.
 
O Srº Lobo tão certo que estava, nem lhe passou pela cabeça, que na dúvida, não se deveria de alterar uma metodologia com dezenas de anos de hábito e uso, ou sequer lembrar-se de quem tem o dever de propôr, não tem o direito de impôr. Enfim!... enquanto o Srº Lobo parece desconhecer algumas regras elementares da vivência democrática, o enfastiado Srº Garcia parece não gostar daquelas Assembleias, pois pelo semblante esteve lá a fazer um frete de tal forma descuidado, que numa resposta, até me lembrou Passos Coelho na Assembleia da República a responder a Jerónimo de Sousa.
 
Resta-me, apesar desta vergonhosa estreia aconselhar o Srº Lobo a repetir a referida Assembleia em tempo útil, pois se não o fizer, serão parvos os da oposição se não a impugnarem.

- desconfio que aquela assembleia que terminou quase ás duas da manhã, não serviu para nada, ou seja, só serviu para Nuno Cavaco largar as suas larachas.

quarta-feira, novembro 20, 2013

Ontem - Assembleia Munícipal da Moita

Ontem no decorrer da Assembleia um membro lembrou que aquele orgão ainda não tinha sido informado da nova estrutura, funcionamento e distribuição de pelouros pela vereação em resultado do recente acto eleitoral.
Já quase ao fim dos trabalhos, o Srº Presidente Garcia decidiu informar, e em estilo de patrão da casa, parecendo até que  só informava porque queria, pois a tal não se sentia obrigado - confirmou a sua decisão democrática de dispensar 4 vereadores.
 
No decorrer daquela sessão coordenada/comandada pelo Srº Lobo, vislumbrou-se o aparecimento de novas formas de interpretar o próprio regimento daquele orgão, estatuto sufragado pelo hábito e uso de dezenas de anos, sendo óbvia a intenção de transformar de uma vez por todas aquela Assembleia numa caixa de ressonância das vontades do quintêto que se adonou do executivo da Câmara.
 
Não é de admirar, até pelas intervenções do pivot da CDU, Srº Nuno Cavaco, onde cada vez que fala faz transparecer que quem não é da corda está ali a mais, que o Srº Lobo tal como o Srº Garcia dispensou vereadores, dispense os 12 membros da oposição, pois para isto basta-lhe fazer uma das suas interpretações ao regimento.
 
Na Moita a Democracia virou absurdo.

domingo, novembro 17, 2013

Na Moita - vereadores do PS e BE vão ser dispensados

O Presidente da Câmara, o Srº Rui Garcia deliberou
 não delegar qualquer pelouro a quatro dos vereadores eleitos.
Estando assim dispensados  da vereação os eleitos pelo PS e pelo BE. 
Embora também tivessem sido eleitos no mesmo dia em que o Srº Garcia foi, o certo é que vão todos para casa - não conheço a lei, logo não sei se isto é possível, o que sei é que de facto assim não estão lá a fazer nada.

Nas lutas pelo Poder

Cipriano Pisco do BE
na Freguesia do Afonsoeiro (Montijo)
viabilizou a solução para a gestão daquele orgão autárquico.
 
Abstraído das lutas pelo poder, apenas movido pela ideia de uma grande esquerda, contribuiu com a sua disponibilidade para vogal do executivo daquela junta, não apenas para o funcinamento do orgão mas também para o acordo político envolvendo o PS, CDU e BE. Uma imagem que deveria ser multiplicada a bem do país.

sexta-feira, novembro 15, 2013

Reze muito Srº Patriarca

O eminêntissimo Patriarca, (pessoa de família constituida com cerca de 12 filhos e já mais de vinte netos*), está tão preocupado com o aborto que aconselha a que revejam as leis da República.
 
Entende o Patriarca que a actual correlação de forças em conjuntura de crise, pelo espaço que dá à la mierda de la caridad cristianissima, permite simpatia e base de apoio para conseguir tais alterações legislativas, incluindo no pacote alterações à legislação inerente à homosexualidade.
 
Compungido pela situação dos desempregados que não recebem qualquer subsídio, mas sem exigir medidas concretas a não ser meios para ampliar a estúpida caridadezinha - vem com isto ajudar ás habilidezas dos governantes que tudo fazem e a tudo se agarram para ofuscar a realidade, já preparando frescuras hipócritas para as eleições em 2015.
 
Era o que mais faltava, nesta desgraceira toda virem entreter o povo com mais esta pacotada.
Reze Srº Patriarca, mas reze muito que é concerteza nesta vida o melhor que sabe fazer - para que os jovens casais tenham uma vida digna e segura para a opção de ter filhos. Reze, mas reze muito, fale até com Deus, responsabilizando-o mesmo pela existência da homosexualidade - ou não é verdade que ele tudo faz, até à sua imagem e semelhança? Já agora, aproveite e pergunte-lhe, porque é que faz homosexuais.
 
(*)porventura nunca fez um filho, porventura até é virgem. Porventura nem à mão como os machos, onde até os macacos sem fémea sempre recorrem.
 

quinta-feira, novembro 14, 2013

A libertação de Alcácer-do-Sal

Aquele povo soube defender a liberdade,
a identidade da sua terra quando derrotou
Torres Couto nas ultimas eleições autárquicas.
 
Estiveram vigilantes, alguns até escolheram o mal menor, mas optaram por aquilo que estava mais à mão, o voto, votando impedindo que a abjeção oportunista encarnada em Torres Couto, virasse mandante dos destinos daquela comunidade.
 
A provar o bandalho que é - nem sequer tomou posse como vereador, cagão como é só aceitava ser presidente, falta ás reuniões, para ele democracia e povo não contam para nada, o que conta é ter acesso ao púlpito, ao pedestal, à tribuna em lugar central, viver com uma pianha à frente do seu umbigo.
Nem sequer faço ideia, de quantas vezes é que o velho Mário já se arrependeu de ter promovido na política um aventêsma daqueles.

Notícias

- O Papa Francisco arrisca ser morto, ou seja, ir para o lado do pai a destempo exactamente como aconteceram com outros Papas quando puxaram de alguns cordelinhos. O processo será mais ou menos o mesmo, pois a prática é mais velha que a Máfia.
 
- Na Moita convocaram a Assembleia Municipal para a próxima Terça-feira, cuja ordem de trabalhos tem 12 pontos. Ou a CDU faz funcionar o simplex que a sua maioria absolutísssssima permite, ou não sairão de lá em condições de ir trabalhar - se for este o caso, ficará percebido - uns são funcionários de autarquias, outros da misericórdia e os restantes bem reformados.

- CDU impugnou eleição de António Costa para presidente da Metropolitana. Tenha quem tiver razão, mas o facto é ser mais um enorme mau exemplo, um mau sinal para o povo de esquerda, que deseja entendimentos para uma alternativa às políticas prevalecentes. Alguém não está a usar os instrumentos que a democracia faculta.

- Hoje numa gaiola de pombos mesmo ao lado de uma coelheira, nasceu um espécime com orelhas de coelho, com asas, duas patas e coberto de pêlo. O acontecimento foi no Poço das Bravas, calcula-se que a divulgação do fenómeno surja na SIC notícias ainda hoje. 
 
 

terça-feira, novembro 12, 2013

É a vez do BE e do PCP...

descortinarem a forma de ajudar o Partido Socialista
a não aceitar o modo e o papel que o PSD e o CDS propõem que desempenhe. Pois observam-se todos os dias a um crescente afastamento de destacados quadros do PS em relação a possíveis envolvimentos no futuro com a  direita. Entretanto sendo isto um ténuo sinal para um entendimento à esquerda, não faltam sinais contrários vindos de um nível onde não seria suposto, nas comunidades locais, em que o PS e o PCP não se conseguem entender nas autarquias.
 
O PS ou pela sobranceria da dimensão eleitoral que tem, ou porque consideram que os comunistas têm sarna. A CDU porque prefere aliar-se ao PSD, (caso de Loures) garantindo assim o poder menos dividido. Havendo assim exemplos para todos os gostos em Concelhos onde são a primeira ou segunda força politicas  mais votadas,  como Barreiro, Montijo, freguesia de Palmela e em outras localidades.
 
Prevendo-se deste modo não haver condições imediatas para qualquer entendimento à esquerda, embora continue desejável para a construção de uma alternativa - uma grande esquerda, como o BE descreveu na sua última Convenção.

Assim a carta não vai chegar a Garcia...

Na "pluralista" página três da bonita
agenda de eventos do Concelho da Moita,
MARÉCHEIA
o Presidente Garcia teve a palavra escrita na lembrança da proximidade do Natal. Preferindo adiar as boas festas para a agenda do próximo mês, referiu a azáfama deste periodo de elaboração do orçamento para o próximo ano, denunciando os constrangimentos originados pelas medidas governamentais, redutoras dos meios humanos e financeiros e assim dificuldades acrescidas à actuação da Autarquia.

Embora seja um texto pequeno e circunstancial - na opção de se referir ao orçamento, manda a honestidade, a transparência e o rigor, que também tivesse esclarecido sobre o serviço da dívida do munícipio de 22 milhôes e os respectivos constrangimentos orçamentais que origina.
 
Desconfio que o mensageiro esqueceu  da carta.

segunda-feira, novembro 11, 2013

A Frase da Semana

"Definiram objectivos. Escolheram quem são as vítimas e os alvos. Só lhes falta acertar o modo e o papel do PS para salvar e prosseguir a política de direita."

Ontem no Campo Pequeno...

 
CENTENÁRIO DE ÁLVARO CUNHAL
Foi uma possante e bonita cerimónia em boa hora realizada pelo PCP.
Lembrar Cunhal é trazer para a actual conjuntura  exemplos de coragem, lealdade, convicção e entusiasmo, contrariando a incredulidade e a letargia - onde são muitos os que não sabem o que fazer, quando há tanto para fazer e muita luta para travar.
 

domingo, novembro 10, 2013

Trapalhões & Trapalhadas

A agência Modis considera que isto por cá está melhor, ao mesmo tempo que os juros da dívida estão em 7%, exactamente no nível que abriu a porta em 2011 à Troica. Para aumentar a confusão deste viciado baralho, o governo foi desmentido pela Comissão Europeia pelo facto de apontar 450 milhões de austeridade para 2015, quando nas contas daquela comissão serão necessários 1,7 mil milhões. Tudo isto se forem alcançados os objectivos do OE para 2014.
 
Estou em crer que mesmo que o Tribunal Constitucional fizesse tábua rasa e aprovasse tudo o que está no OE, os objectivos dos indigentes no governo não seriam alcançados - bem pode até o inergúmeno Cavaco apelar em desespero por acordos a pretender safar o sistema(*), que só os da sua igualha terão ouvidos, pois se a realidade é a consequência da merda que têm feito, é natural que a desobediência cresça e o governo seja posto na rua.
 
(*)que garantiu a Cavaco arrecadar à conta do BPN.

sábado, novembro 09, 2013

Câmara da Moita - 35 ou 40 horas semanais (?)

Neste momento a posição do executivo é a de aplicar a dita lei troycana, tendo até em conta a postura de parecer "nem carne nem peixe" por parte do STAL (nesta região), em relação ao horário de trabalho dos seus filiados.
 
Mas tudo isto é estranho, tendo em conta os procedimentos contraditórios que se verificam em muitos munícipios em consequência de diversas iniciativas dos sindicatos que decorrem nos tribunais.
Sendo certo que a promoção da desobediência em relação à lei, não é atribuição do munícipio, já não se entende a atitude de dar de barato a alteração ao horário de trabalho, sem que a Associação Nacional de Munícipios se pronunciasse e a Assembleia Munícipal ainda estar arredada do assunto.
 
Embora seja decisiva a postura sindical, que se deseja objectiva - estar contra a lei não pode ficar pela retórica inconsequente.

sexta-feira, novembro 08, 2013

Só depois de se apagarem os sonhos fúteis

Talvez só assim se comecem a desbravar caminhos na busca de soluções, para o país e nomeadamente para aqueles que tudo pagam.
 
No futebol seria bom que as equipes portuguesas a disputarem provas europeias fossem todas eliminadas, e que no concursos das vedetas mundiais os nomes de Mourinho e Ronaldo nem sequer aparecessem.
Mas o maior contributo será se a selecção perder o próximo jogo, de preferência com uma humilhante goleada, acabando de vez com o sonho cagão da ida ao Brasil.
 
Todos temos de nos concentrar na Pátria, neste país com quase nove séculos cuja sobrevivência depende da ascenção de uma dinâmica marcada pelo trabalho e pela luta. Pois não é com sonhos fúteis e ôca patrioteirite que atinamos com o que deve de ser feito.
 
O entusiasmo obcesssivo e o evidente fanatismo dos futebois, são um poderoso instrumento para uso hábil dos actuais governantes, que não olham a meios para manipular e ofuscar a realidade do país.

terça-feira, novembro 05, 2013

Portugal tem oitocentos e setenta anos

Não é aceitável que tenha um Presidente da República
que não honra o seu juramento de defender a Constituição
- é mesmo um facto que terá de revoltar qualquer patriota - ter um Presidente que reduz o texto constitucional  à análise contabilística entre o deve e o haver.

Por isto na actual conjuntura,
defender a pátria significa desobedecer.
Se te cortarem o fornecimento da água, faz uma ligação directa;  se te cortarem a energia, volta a ligá-la;  se não tens dinheiro para os transportes, entra e vai à borla; se não tens comida, vai a um hiper tira e come no local. A policia não vai chegar.

segunda-feira, novembro 04, 2013

Só cá faz falta o Papa Francisco

O Partido Socialista foi sempre um baluarte
dos valores republicanos, evidenciando-se muitas vezes
pela defesa da natureza laica da República.
 
No entanto não sustenta o laicismo cativando os ateus, prefere antes aqueles que negando a existência de Deus, afirmam existir um arquitecto, ou ainda aqueles que se dizem ser agnósticos - sendo assim nem peixe nem carne, acabando mesmo por invertebrar o conceito de laicidade. 
 
Em Braga o PS promoveu com uma estátua o fascista e terrorista Cónego de Melo, agora é o Padre Sousa Fernandes que se propôe naquele concelho a arrumar a casa após o desaire eleitoral, pois é candidato à presidência daquela concelhia.
Por estes dias também foi notícia a apresentação pelo Padre Melícias do livro de António Guterres, porventura em Fátima, a tentar ser perdoado por em 1º ministro ter continuado a disbunda do Cavaco, e assim atingir a límpida pureza de ficar impoluto e abençoado, para disputar em eleições a Presidência da República.
 
Não me admiro que neste sindroma religioso, Seguro se prepare para em vez de mobilizar as esquerdas e todo o povo numa manife contra o Governo, promova uma peregrinação a Fátima para preces à imaculada, colhendo os seus favores para que iluminem os governantes a fazerem o obséquio de se demitirem.

domingo, novembro 03, 2013


Garcia "leva a carta" a Frei Tomás

A maioria absoluta conquistada pela CDU no concelho da Moita, que tem a expressão de cerca de 10 mil votos no universo populacional de quase 70 mil habitantes, deliberou não só colocar a tempo inteiro todos os vereadores que elegeu, como não delegou qualquer pelouro aos eleitos do PS e BE.
 
Sendo louvável e entendível a decisão de garantir emprego aos seus, e nomeadamente a quem só agora consegue o 1º emprego, já não se entende que mais uma vez exclua de qualquer pelouro os restantes vereadores. Uma organização politica que sempre contestou a tentativa da direita de por lei impõr executivos monocolores, usa a sua maioria absoluta para o absurdo de pôr em prática aquilo que contesta. Lá p'rás bandas do Passos & Portas, procedimentos destes são corriqueiros, já na CDU são contranatura e inesperados - isto só prova mais uma vez, que na CDU da Moita não se vislumbram os militantes comunistas.
 
Quem em discurso caracterizou a oposição de "criticismo estéril e de retórica inconsequente", devia de esconder-se de vergonha, arranjar uma manta e tapar-se.

Até aos limites de uma guerra civil...

Foi assim que aqui em Setembro de 2012 se alertou para a possível existência de uma secreta e sinistra  agenda politica na posse dos mais poderosos a nível europeu, em que em relação aos países ditos resgatados, a condição de permanecerem na zona euro  passava por os respectivos governos levarem a austeridade até aos limites de uma guerra civil.
 
Hoje surgiu Angelo Correia, conhecido barão do PSD e apoiante de Passos Coelho, a defender que o Parlamento deveria de instaurar o Estado de Emergência, pois entende que a Constituição da República não corresponde à realidade portuguesa. Este senhor deseja assim que aconteça um golpe de estado em Portugal.
 
Ora apesar dos riscos das politicas prevalecentes e dos governantes sentirem-se com as costas quentes, apoiados pela UE da usura e deste latente desejo de violência, não acredito que a presente correlação de forças interna, ditada pelos ainda recentes resultados eleitorais e a actual composição da Assembleia da República, gere tal golpe e que limitem as liberdades, o direito à greve e de manifestação, isto mesmo que Cavaco e a sua quadrilha também o desejem.
Neste momento que cresce um sentimento de revolta e até de ódio em relação aos governantes e respectiva politica, não vislumbro qualquer simpatia por rebentar pontes, obstruir auto-estradas e dinamitar linhas férreas.
 
No entanto receio que nos estejam  a arrastar para isto.
 
 

sábado, novembro 02, 2013

Divulgação: Dicionário de Falares do Alentejo

A Âncora Editora, as Edições Colibri e a Escola Mouzinho da Silveira têm o prazer de convidar V. Ex.ª para a sessão de lançamento do livro Dicionário de Falares do Alentejo, de Vítor Fernando Barros e Lourivaldo Martins Guerreiro.
A obra será apresentada pela professora Elisabete Ferreira.
A sessão terá lugar no próximo dia 13 de Novembro, quarta-feira, pelas 15:45 horas, na Biblioteca Escolar da Escola Mouzinho da Silveira, Rua Manuel da Fonseca, Baixa da Banheira, Moita.

quinta-feira, outubro 31, 2013

O caso que não chegou a caso

que nem sequer vai dar casos no caso das elites Angolanas. Elites impolutas na decisão e nas outras que vierem da Procuradoria da República, valendo nas demais o aviso de três meses serem excesso para uma decisão que é obvia, o arquivamento.
 
Cá idealizou-se o homem novo, por lá até se cantou que o homem novo viria da mata - nada disto se concretizou. Por cá ... por lá as elites urbanas impediram a entrada nas cidades de quem vinha da mata, não fosse o homem novo impedir a disbunda no poder.
 
Mesmo assim sem caso, não deixa de ser uma vergonha.

O GUIÃO

Não deslumbrou, pois o filme que decorre até já foi estreado sem qualquer guião, agora apenas vem confirmar os propósitos terroristas do governo, ou seja a total destruição dos parâmetros civilizacionais em que assenta a sociedade portuguesa.

terça-feira, outubro 29, 2013

DIA 1 VOU ESTAR NA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

Para tranquilidade das secretas, provocadores e paisanos ao serviço da administração interna, informo que não é ainda desta vez que vou usar petardos, coctails, sacos com mixo ou derivados da fórmula C6 H7 (O3 N)3.
Embora o orçamento que lá vai ser aprovado sendo mais uma parte que integra o sinistro guião, já precise de outras respostas - respeitarei o meu Estado Maior, a CGTP-IN.

Consta por aí...

Que num opíparo almoço que juntou gente preocupada com a crise, como o Ricardo, o Ulrich, Catroga e outros.
 
Aconteceu um desabafo - se o Partido Comunista por cá abandonasse aquelas pintelhíces do marxismo e adoptasse a prática do Partido Chinês, todos nós poderiamos ser militantes. Ao que Ricardo se apressou dizendo, eu próprio aceitava ser do Comité Central, logo corroborado por Ulrich que disse - e a estabilidade que teriamos para desenvolver os nossos negócios, é que por lá os revolucionários e os comunistas desavindos com o partido, acabam todos com um tiro na nuca.
 
Tenho dúvidas da veracidade disto, no entanto sei que no comité central do Partido Chinês estão vários multi milionários e também sei que naqueles inergúmenos portugueses, valores e principios se diluem no dinheiro, tal como se conhece o discurso pró esclavagista que Ulrich usa. Sendo factos demasiadamente evidentes que dão como possível uma história destas.

A CDU tem este hábito de coligação.

Bernardino Soares chega a acordo com coligação que inclui PSD



Via TSF:

"O comunista Bernardino Soares chegou a um acordo de gestão para o governo da autarquia de Loures com a coligação "Loures Sabe Mudar", que inclui o PSD, o MPT e o PPM."

Já não é de estranhar, afinal não é só por cá, começa a tornar-se numa estranha certeza.

segunda-feira, outubro 28, 2013

Não me faltam camaradas...

Recentemente fiz anos. É claro que mesmo que não se queira há sempre alguém que torna aquele dia diferente. Desta vez não foi só a família e a marca dos netos e netas, de surpresa apareceram-me de visita dois camaradas que não via há muito, que depois do convívio me ofereceram um livro, a foto biografia de Cunhal recentemente editada.
 
Estou a contar aqui isto e ao mesmo tempo a sorrir. Será que depois de uma coisa destas, ainda me consideram de anticomunista?...

Quem leva a carta a Garcia?...

No Barreiro onde a CDU obteve maioria absoluta, foi eleita a mesa da Assembleia Munícipal, sendo eleitos dois membros da CDU e um do PS.
 
Na Moita onde a CDU obteve maioria absoluta, foi eleita a mesa da Assembleia Munícipal, sendo eleitos três membros da CDU.
 
Mediante tão "alegórico" contraste, o Arremacho elegeu como marca deste mandato, uma frase do discurso triunfalista da tomada de posse do Exmº Presidente Garcia, quando ressabiado apelou à oposição para que deixe o criticismo estéril e a retórica inconsequente. 
 
Recordando a densidade do discurso e o apêgo a principios e valores várias vezes nele evidenciados, respigo apenas o que acontecera no mesmo local, minutos antes - a eleição da mesa que não só traduz a obcessão absolutista pela sua composição, como é écticamente reprovável que a 1ª Secretária seja uma pessoa que no anterior mandato não deu qualquer informação à A.M. sobre o que é que fez em sua representação nos diversos orgãos para foi eleita.
Promover esta senhora num orgão que não respeitou, é no minimo abtruso.
 
Com tanta retórica estéril e inconsequente, tenho dúvidas que a carta chegue a Garcia.

domingo, outubro 27, 2013

Inesperado

SIC, TVI e demais canais que transmitem telenovelas estão em perca acentuada nos indices de audiências, a novela BÁRBARA  & CARRILHO está a superar tudo.  É um sucesso.

No dia 18 a Assembleia de Freguesia da Moita tomou posse

O acto foi realizado no salão da Capricho Moitense, salão que estava a preceito para o evento e uma assistência a ocupar quase todos os lugares.
A cerimónia que considero bonita, apesar de para o meu gosto haver um excesso de formalidades em relação ao que a lei determina, teve alguns momentos que importa registar.
A intervenção de Carlos Picanço quanto tomou posse como Presidente da Assembleia quando referiu: "tenho um grande orgulho de ter sido vereador na Câmara Munícipal e de igual modo agora neste cargo, pois o que interessa é o projecto e não os lugares."
A intervenção de João Miguel, nada triunfalista, simples e liberto de ressabiamentos, palavras próprias de quem percebe a democracia, apraz-me até dizer que apesar da alta votação que aqui a CDU teve, a abstenção foi injusta para uma pessoa com tal perfil.
 
A parte mais fraca foi quando Picanço solicitou a intervenção dos representantes dos diferentes partidos, onde só o representante da CDU foi préviamente informado, pois sacou do discurso encomendado lendo-o pela primeira vez com coragem de estreante, um caso evitável. Não fosse a intervenção de Angínio representante do BE, que pegando numa frase de desadequada obcessão moiteira antes proferida por Picanço, desenrolando em curtas palavras o que significa ser moitense, deixando até o lembrête, quando se planta uma árvore os pássaros são convidados, para que esta parte não tivesse acontecido.
 
Foi um bonito evento!

Coisas da vida...

Impediram-me de postar durante mais de uma semana. Mesmo assim, com atraso não vou deixar de o fazer sobre alguns acontecimentos verificados neste periodo.

terça-feira, outubro 15, 2013

Curiosidades da D'Albuquerque

O Orçamento de Estado para 2014 
vai beneficiar a maioria dos portugueses.
A fasquia para cada um transformar-se em milionário, baixou para 600€ de salário mensal. 

segunda-feira, outubro 14, 2013

O Bloqueio ao Orçamento é mais um 31 que Obama tem de desembrulhar

Não sendo um expert da cenografia da politica internacional, diz-me a orelha que Obama está a pagar por não ter lançado o seu país em mais uma operação militar contra um Estado Arábe, como apaixonadamente o Presidente chuchalista Francês (a ofuscar problemas internos) e alguns geniais estrategos da UE desejavam. 

Obama no caso da Síria foi pressionado pelos partidários da guerra, internos e externos, para que reassumisse o controlo de tudo. Deveria mesmo recorrer à força sem autorização do Conselho de Segurança, não consultar o Congresso e se acaso viesse algum parecer, ignorá-lo caso fosse contrário - devendo avançar com uma operação militar mesmo sem o apoio restrito que Bush teve da "coligação de voluntários"*aquando da intervenção no Iraque.
Obama hesitou. Porventura até recordou a frase que proferira em Outubro de 2002 "Não sou contra todas as guerras, mas oponho-me a uma guerra estúpida"- então, opondo-se à aventura americana no Iraque. Mas acima de tudo, percebeu a mensagem da maioria dos americanos, que temiam que as suas forças militares se transformassem na Siria, na "aviação da Al-Qaeda".

Obama recusou uma nova "guerra estúpida"- desejo pois que ultrapasse a cilada que lhe montaram com o bloqueio que decorre, é que por cá os mesmos já espreitam mais um argumento para agravar a já desgraçada situação em que se vive.

*"coligação de voluntários"- Bush e os criminosos Blair, Aznar e Barroso.

domingo, outubro 13, 2013

Gente sem escrúpulos fez uma tempestade num copo de água

porque não se tocará em 99,5% dos pensionistas, os 100 milhões serão retirados daqueles que recebem mais de 2500 €.
Foi isto que Portas veio dizer em Conferência de Imprensa, assessorado pelos seus secretários, repectivamente a Ministra das Finanças e aquele que já deixou a lambrêta em casa.

Sobre este tema, como não sou invejoso, estou contra  tal medida, pois quem recebe 2500 ou mais, é porque ao longo dos anos descontou para isso, por outro lado, se assim não fosse o sistema  já tinha dado o berro há muitos anos.

Não fosse o sinistro O.E. que aí vem teria rido - depois de um dia de reunião o Governo faz uma conferência de imprensa apenas para descansar os velhinhos vitimas de gente sem escrúpulos, que aproveitou uma fuga de informação do próprio governo, para dizer, ainda não é desta que serão gamados.

O governo é mesmo composto
por gente sem escrúpulos.

Ontem verificou-se a instalação dos orgãos autárquicos da Moita.

O evento realizou-se no salão dos Bombeiros Voluntários, que decorado com bom gosto, à medida da solenidade do acto, sem opulências, fazendo jus à vontade do povo que não gosta que o rei vá nu. Decorreu de forma linear, onde foram cumpridas todas as formalidades da lei, evidenciando-se a cordialidade nomeadamente quando o novo Presidente da Assembleia convidou para a mesa o representante do PS e do BE para presidir aos trabalhos desta 1º reunião, registando-se aqui uma evolução pluralista em relação a actos anteriores.  

Sobre os discursos - não gostei da intervenção atabalhoada do Srº Joaquim Gonçalves, decano nestas coisas deveria preparar-se melhor para aquela que era a sua despedida de um cargo que exerceu em vários mandatos, um pouco de orgulho tinha-lhe ficado bem. Já as intervenções do Presidente cessante e daquele que ali tomou posse, foram intervenções escorreitas tendo em conta a maioria absoluta conquistada e a análise politica que fizeram  na base do ideário que perfilham. Não aplaudi  o actual Presidente, pois nem ali disfarçou o seu ressabiamento em relação à oposição, e apesar de lamentar o nível de abstenção não limitou o seu triunfalismo por uma maioria absoluta sustentada por 10900 votos numa população de 70 mil habitantes, não fosse isto e teria aplaudido, pois gostei da estrutura e análise politica  do discurso.

Nas minhas contas, participaram neste evento cerca de 400 pessoas.

Temos de os tirar de lá

Não me obriguem a ter de levar para manifestações a foto 
e a descrição da carreira contributiva do meu falecido pai,
porque neste caso já não levarei os netos, irei preparado para outras coisas... é que se existem governantes tão cobardes que até roubam quem já morreu, adquiro o direito de desobedecer ás leis e autoridades.
Passos Coelho e Cavaco Silva com as suas quadrilhas de criminosos estão a criar uma sociedade de violência. Subservientes de super estruturas internacionais do capital financeiro de casino, estão a empurrar o país para os limites que determinam uma guerra civil.

Enquanto é tempo, todos para a rua dia 19, todos a atravessar a Ponte, precisa-se de mais de um milhão para dar a volta a isto de forma pacífica. Sem cair no que eles pretendem.


sexta-feira, outubro 11, 2013

Nas Pontes por ABRIL

Dia 19, em Lisboa e no Porto
"Não são admissíveis argumentos técnicos, 
para justificar vetos politicos"

D I A L É T I C A...

O colectivo deste blog, o ArreMacho, 
está a ponderar abandonar a clandestinidade.
No balanço que está a ser feito não consta o número de visitas que diáriamente se verificaram ao longo de anos, não importa critérios comparáveis ao negocismo das audiências, importa sim avaliar as condições de podermos inverter a orientação antes seguida, que infelizmente foi marcada pela forma de que cada um do colectivo ganhava a vida, ajeitava a bucha.

Hoje nenhum de nós é funcionário público, nem tão pouco trabalhador da autarquia. Por isto hoje ninguém dos que estão, arrisca ser despedidos por delito de opinião.

Tudo será diferente, é que a haver esta
inversão mais pessoas irão postar, 
todos com a sua assinatura.

quinta-feira, outubro 10, 2013

A CGTP-IN cometeu um erro

Não tivesse usado o termo marcha mas sim maratona (!?...)
talvez, mas só talvez tudo tivesse resolvido.
A minha família festejou a decisão, pois passar na ponte a pé só se formos à maratona, por outro lado é bom lembrar que a ponte embora hoje já seja peça de casino da alta finança, a verdade é que é nossa, toda a gente a pagou e continua a pagar. 

Refer, ,Lusoponte, Protecção Cívil e Comando da PSP não têm receios desta iniciativa da CGTP-IN, no seu parecer estão apenas amarrados à orientação do Governo.
Governo que está a preparar a par do Orçamento Criminoso, a estrutura repressiva e eficaz que presume ir necessitar. Assim as dificuldades de aceitarem a marcha, resulta do medo já manifestado pelos provocadores arregimentados, pois perante a experiência dos activistas da CGTP-IN receiam serem atirados ao rio. 

quarta-feira, outubro 09, 2013

Um tal de Luís Amado...

que anda pelas presidências do BANIF, lamentou em público o facto de Portugal ser dos poucos países que tem forças revolucionárias no parlamento.

Depois de ter lido isto num jornal à socapa num escaparate, acreditem que durante todo o dia, vai não volta, me tenho interrogado sobre o que é que tão excelso senhor quis dizer com aquilo (?)
Demorei a entender, até me enervei por supor estar a ficar lerdo, quando de repente percebi ... ficando com um nó na garaganta, tenso a virar da raiva para o ódio - quase a desejar vê-lo com o cérebro expelido pela nuca por efeito de um buraquinho na testa.
Já calmo, concluí que não tenho coragem para tanta malvadez. Mas acreditem que se tivesse dinheiro encomendava o serviço ao Duarte Lima, aquele que é amigo de Cavaco Silva. 

Só têm Bancos porque a gente paga,
 mesmo assim "esta democracia" não lhes chega.

terça-feira, outubro 08, 2013

Dia 12 pelas 16 horas - já no próximo Sábado é a tomada de posse da Assembleia Municipal da Moita

Realiza-se no Salão dos Bombeiros Voluntários da Moita.
À tomada de posse,  seguirá conforme a lei, a primeira reunião de funcionamento da respectiva Assembleia Municipal, tendo como ponto único a eleição da Mesa da Assembleia.

Destaco aqui o que já é público, a votação que será secreta, irá eleger Vicente Merendas e Fernanda Gaspar para a Mesa da Assembleia, tendo como Presidente o Srº João Lobo, primeiro da lista mais votada nas eleições autárquicas.

Coisas da vida...

Vou estar no COMÍCIO comemorativo
 do centenário de Álvaro Cunhal.
Fui convidado, lá estarei com a companheira, filhos e netos, quem me convidou é dos tempos dele, da Inteligente e Heróica reorganização do Partido. Infelizmente não posso assistir * ao que mais desejava - O Congresso - Álvaro Cunhal, o projecto comunista, Portugal e o mundo de hoje.

* tenho biscate, daqueles que garantem a bucha.

segunda-feira, outubro 07, 2013

Na TVI, o esforço do Drº Gralha

Ontem assisti ao esforço que ele teve 
para poupar o seu amigo Rui Machete.
Que se não é aldrabão, está concerteza com problemas mentais - pois a sua descrição em relação ao BPN na Assembleia da República assim o demonstrou, e como não chegasse juntou-se agora o caso em Angola, cuja subserviência foi tal, que até tenho dúvidas senão baixou mesmo as calças.

Neste caso o tamanho do escândalo nem sequer permitiu disfarce, levando a Procuradoria Geral da República a intervir publicamente, no inédito de ter de colocar o Ministro dos Negócios Estrangeiros, o Srº Rui Machete dentro das baias.
O Doutor Gralha, aos Domingos de serviço na TVI, com muito esforço lá o poupou embora aconselhando- o a demitir-se devagarinho - com o mesmo  esforço analisou a atitude de Cavaco Silva de proteger este outro amiguinho, considerando de que se trata da visão minimalista que o Presidente da República tem dos poderes presidenciais.

De facto Marcelo Rebelo de Sousa tem arte, quase opera a milagres com as suas formulações retóricas. Até transforma aldrabões em pessoas sérias, ficando quem assiste convencido e até compungido pelas maleitas de tão boas pessoas... são assim os fazedores da opinião pública ao serviço da ditadura da alternância, ao serviço das classes dominantes.

sábado, outubro 05, 2013

Na Moita - "Não lhes cabe uma palhinha no..."

Os dias passam, mas o triunfalismo não deslarga as mentes e as bocas que já sufocam. Não se vislumbra um taquinho de humildade perante o triste cenário que os números oferecem.

O BE que está sujeito a graçolas, com 2173 votos mesmo assim garantiu um vereador e dois na A.M.; o PS com 5927 votos, conquistou nem mais nem menos, três na vereação e oito na A.M.; A CDU que obteve 10900 votos,  venceu e até reforçou a maioria absoluta que já detinha.

Eleitores eram 59425, não votaram 35429 ou seja 59,62% de abstenção, tudo isto num universo de 70 000 habitantes - ora expliquem-me as razões de tanto triunfalismo, e já agora nisto tudo, onde é que fica a representatividade ?... com todos estes ridículos resultados. Faz falta humildade e uma pitada de inteligência.

-vivemos entre os homens,
ajudemos os homens.
- e que faz o senhor para isso ?
- conserto-lhes os sapatos, já que
nada mais posso fazer agora.
                                                                                                                                              José Saramago

Ainda ninguém tomou posse...

No entanto no Concelho da Moita já foram divulgados
os membros da Mesa da Assembleia Municipal.
Acontece que eu também votei para este orgão autárquico e exactamente a pensar que se tratava de um orgão autónomo que de entre outras atribuições elegeria os membros, que além do Presidente, comporiam a respectiva mesa. 
É que nunca me passou pela cabeça que estava a eleger não um orgão autárquico, mas uma caixa de ressonância.
Foram divulgados no Diário da Região os nomes de Vicente Merendas e Fernanda Gaspar. Isto que deverá de corresponder a uma votação por voto secreto, conforme a lei institui.

Tais procedimentos não só traduzem desrespeito por todos os membros da Assembleia Municípal agora eleitos, como é um facto de flagrante abuso do poder. 

sexta-feira, outubro 04, 2013

Vou rever a lista das compras mensais...

Vou seguir à linha o que Cavaco Silva diz.
É que foi ele, o Cavaco Silva que 
ocupa Belém e não outro, que anunciou:
- "Portugal saiu da recessão".

quinta-feira, outubro 03, 2013

Contra a exploração e o empobrecimento

Pontes  por  Abril
A CGTP-IN apela à participação na jornada de luta para sábado dia 19 de Outubro ás 15 horas, em Lisboa e no Porto, com duas marchas que atravessam as pontes 25 de Abril e do Infante.
- titulo retirado do Avante de 3/10.

Publicidade...

M E N U
Soipa, Bucha
e Buída 3,50
- num cartaz que vi hoje, onde reparei que as pessoas paravam para o reler. 

terça-feira, outubro 01, 2013

Sobre a votação do BE

Está provado que o BE não tem vocação autárquica, pois não é fácil afirmar-se num espaço que já estava há muitos anos ocupado, com raízes por vezes tentaculares e até decisivas na vida das pessoas, fenómeno que se fortaleceu em muitas localidades à proporção dos mandatos repetidos por uma mesma força politica.
No Concelho da Moita o BE com a fraca votação que obteve, elegeu um vereador, dois membros da A.Municipal e presença em três As. de Freguesia, isto apesar de ser a terceira força politica no Concelho. Mas mesmo perante estes magros resultados, não os considero um sinal de esvaziamento do BE - é que o Bloco da forma como surgiu, a sua estrutura e funcionamento unitário, não dá para o caracterizar de um partido conjuntural em vias de desaparecimento, pelo facto de quase não ter expressão autárquica.

Tomando como exemplo este Concelho, o BE nunca arranjou emprego para ninguém, nunca nadou na mixórdia dos envolvimentos e influências, até chegou mais tarde que os outros, aqui em que a CDU é maioria reeleita desde 1976  e que nestas eleições mais uma vez garantiu maioria absoluta com apenas 10900 votos, para uma população de quase 70 mil habitantes.
Mais do que lançar graçolas sobre a fraca votação no BE, seria interessante que os responsáveis da CDU ponderassem sobre a sua ridícula maioria absoluta, assumindo as responsabilidades próprias de quem dirige o municipio desde 1976 - anos e mais anos de esforço a garantir o poder, mas sempre aligeirando a democracia. 

No Concelho da Moita com quase 70 mil habitantes - 10900 eleitores deram o seu voto à CDU, preferindo:

- continuar a cantar vitória pela evolução verificada, pois a "Pipa da Merda" já não circula pelas ruas a recolher as tigelas das casas;

- continuar com uma caixa de ressonância da vontade exclusiva da habitual maioria, em vez do orgão autónomo que é a  Assembleia Munícipal;

- desejar a nova lei eleitoral, pois aqui é como a pescada, já está em prática há uma carrada de anos;

- continuar o absolutismo no exercício pretórico do poder, onde até valem os despedimentos por delito de opinião;

- permitir a gestão "rigorosa" que somou 22 milhões de divida;

- desejar que os mandatos sejam reduzidos para dois anos, permitindo maior celeridade nos projectos e em obras, como está a suceder com a proximidade das eleições - é o projecto de reabilitação urbana, as boas notícias sobre o palacete e os arranjos exteriores na Fonte da Prata e muito mais;

- continuar a importar cultura e desporto, pois por cá ninguém sabe nada, nem sequer tocar tambor;

- desejar com a paciência de "quem espera que as galinhas tenham dentes", pela concretização do projecto das piscinas:

- continuar sem meios para estabelecer compromissos, ou colher apoios para projectos que obriguem a envolvimento financeiro do município - capacidade de financiamento zero;

- desejar afoguentar a memória, bebendo uns copos na serôdia confraternização taurina nos dias da Feta de Setembro.