quarta-feira, maio 21, 2008

Opinião - Os jovens trabalhadores e a mobilização para as manifestações!

Daniel BernardinoOs trabalhadores Portugueses estão a passar por um dos piores momentos na nossa sociedade, pela crescente precariedade no trabalho, pelo desemprego, pela redução das compensações no subsídio de desemprego, pelos salários baixos, pelo encerramento de grandes empresas, pelo medo. A geração mais jovem com poucas saídas para o curso que terminaram e que conseguem um lugar no mercado laboral assistem à degradação dos salários, são a chamada "geração 500 euros" que pode vir a ter piores condições de vida em relação à que tinham os seus pais.
O Instituto Nacional de Estatística refere mesmo que a situação dos jovens é ainda agravada pelo facto de haver 80% de precariedade no seu primeiro emprego.

Quem acompanha com proximidade os problemas que se vivem diariamente nos locais de trabalho, sabe o quanto difícil é hoje mobilizar os jovens para defender os seus direitos, o quanto difícil é sindicalizarem-se, porque o medo impera e o desemprego está apenas a um passo.
As Comissões de Trabalhadores e os Sindicatos têm no seu trabalho cada vez mais dificuldades para defender estes trabalhadores jovens, crescem os movimentos de defesa dos trabalhadores precários porque as alternativas ao movimento sindical têm de passar por inovar na forma como se mobilizam os trabalhadores e temos cada vez mais jovens a desacreditar o sindicalismo, esta questão merece uma enorme reflexão de todos os intervenientes da nossa sociedade laboral.

No próximo dia 5 de Junho vai haver uma manifestação em Lisboa convocada pela CGTP, contra a revisão do código de trabalho, sobre o qual o nosso Governo já disse, recentemente através do nosso primeiro-ministro que este código de trabalho é para avançar mesmo sem o acordo dos sindicatos, esta posição é de tal forma agressiva que deixa os trabalhadores sem alternativas, logo deverão manifestar o seu repúdio contra esta forma de governar e fazer todos os esforços para participarem neste dia de manifestação seja onde for.

Como membro de uma comissão de trabalhadores conheço as dificuldades que os trabalhadores têm, principalmente os jovens, para participarem na luta, é que um dia de greve custa-lhes bastante dinheiro, pois é menos um dia de salário que irão receber no final do mês que fará muita diferença no seu orçamento e caso sejam precários poderá custar-lhes mais do que um dia de trabalho, infelizmente, o próprio posto de trabalho.
São estes alguns dos motivos que fazem com que muitos jovens trabalhadores não participem nas manifestações, mesmo que compreendam que a luta pode mudar o rumo das pretensões do governo, mas o facto de também lhes mudar imediatamente a condição de empregado para desempregado pesa bastante na sua decisão de participar.

Esta forma de mobilização tem de mudar, os tempos são diferentes, têm de ser alteradas as mentalidades que sustentam que facilmente se mobilizam os trabalhadores como era antigamente. Dentro das empresas é que começa a mudança e dentro das empresas é que se mobilizam os trabalhadores. Levar os trabalhadores de uma empresa para uma manifestação em Lisboa, num dia de semana, não é fácil é bem mais fácil mobilizá-los para o exterior da empresa manifestando-se junto a esta. Tem de se mudar de estratégia e fazer manifestações ao fim-de-semana, não é fácil, mas é este o caminho da mudança à semelhança daquilo que se faz em Espanha, França ou Alemanha e tão bem já se fez em Portugal.

Daniel Bernardino
Coordenador da Comissão de Trabalhadores da Faurecia
Parque Industrial Autoeuropa

11 comentários:

Anónimo disse...

manifs ao fim de semana??..sim senhor!! temos que lutar! temos que denunciar!..mas...mas baixinho..de maneira a que nao incomode o sr patrão..de preferencia ao fim de semana quando ele estiver no algarve..para evitar qualquer transtorno...
este é o ridiculo a que um punhado de "muy" dignissimos representantes dos trablalhadores nos veem abituando...sem ideias proprias, apenas seguem as deixas do deputado em part-time que domina a regiao.ou será trabalhador em part-time?..
bem a mim me parece que isto se trata apenas de uma cortina de fumo para nao ter que lidar com o problema real...
gostei da caraterizaçao que o daniel fez e acho que serve muito bem os objectivos dos seus donos..incutir o medo nos trabalhadores precarios para que nao lutem,para que baixem a cabeça, pois ate estes representantes (que deveriam ser representantes de todos os trabalhadores) os usam nas negociociaçoes como almofada para nao afectar aqueles que o elegeram, pois os precarios nao votam, logo sao dispenssaveis..
lamentavel..simplesmente lamentavel...

Anónimo disse...

Este anónimo é engraçado.
As greves à sexta feira ( e com feriado à segunda) até são mais radicais não é?
Já viste algum precário fazer greve sem sofrer repercussões?
A tua dor de corno é outra, mas vocês não conseguem a celula na Autoeuropa nem nos parques envolventes, porque será?
Tirem as palas para verem o caminho, deixem-se de sectarismos a que já nos habituaram.

Anónimo disse...

Pois é... queriam entrar na Autoeuropa mas o meu grande amigo Chora não vos dá hióteses!

Isso é que é!

E ainda dói mais porque ele já foi dos vossos mas fartou-se de aturar a vossa "democracia" interna.

Anónimo disse...

o seu "amigo chora"..hehe
tb nao esta propriamente bem visto dentro do seu proprio partido..
nao tarda nada tb se farta da "democracia" interna do bloco e cria um partido só para ele...hehe
já que a a intençao de criar um sindicato só para ele já ele a tem.
só é pena é que os seus patrocinadores na alemanha nao gostarem da ideia..hehhe
e lhe darem fortes puxoes de orelhas por ele nao estar na direcçao nem do sindicato nem da federaçao e nem no conselho nacional da CGTP...temos pena!!
talvez ele tente entrar para outra central sindical já que ate assinaturas de menbros de outra central assinaram a petiçao para ele integrar o CN da CGTP..
patetico..simplesmente patetico..e algo..desesperado..nao?
e dor de corno?...lamentavel..senhor "anonimo"...se o senhor for ver as datas das ultimas manifs vai reprarar (para seu espanto com certeza) que a maioria da manifs nao sao convocadas para a sexta feira....bemm....e depois os outros que andam com palas nos olhos....um conselho...de "amigo".. nao se limite a repetir as opinioes do seu tb muy "amigo chora"..afinaL vc nao é um simples papagaio...pois nao?

Anónimo disse...

Bemm... falei em greves à sexta feira e não manifs. Fala-se em cebolas e responde azeitonas (já vi que o seu forte é vegetais, do género RABANETES).

Bemm... a quem será que o Comité puxa as orelhas por não realizar trabalho a fim de colocar a celula a minar a Autoeuropa?

Papagaio?
Realmente enquanto não tirar as vendas é normal que a ave repita-lhe o mesmo até o sr. as tirar.

Anónimo disse...

sr papagaio... tas um cadito obcecado com a autoeuropa..deves ter pena de nao trabalhar lá..bem..
pelo que sei das orientaçoes do comité todos os ort´s devem ser respeitados seja CT ou CS..por isso de andar a minar.. parece-me medo da propria sombra..ou talvez.. comida de hotel estragada...quem sabe dalgum jantar organizado para tentar virar trabalhadores contra o seu sindicato..patrocinado pelo BE.
de minar...ta visto que nao percebem nada ...tadinhos..heheh
e como deve saber em todas as grandes manifs sao decretadas greves em quase todos os sectores e sao essas as unicas datas em que a CGTP pode ter influencia directa, todas as outras sao decidicas nos orgaos proprios ( federaçoes,sindicatos,orts da empresa).
e em relaçao ao seu primeiro comentario nao acho que a defesa dos trabalhadores ganhe alguma coisa com um ranking de quem é mais radical mas sim com a uniao de esforços em torno da defesa das suas legitimas aspiraçoes em unidade, em solidariadade , mas fico á espera da vossa da vossa famosa acçao radical, é pena a autoeuropa nao plantar milho ou trigo..bem..vcs logo penssam em algo engraçado e completamente inconssequente.

Anónimo disse...

Sr. Rabanete,
quem lhe disse que não trabalho lá?
Colocou-se a adivinhar?
Consultou o professor Karamba?
Olhe que não. Olhe que não.
Os metodos que a sua organização usa e usaram sempre foram o de denegrir e achincalhar... não vos dá para mais.
A verde eufémia...pois. Está-vos atravessada não poderem colar rotulo à acção, enfim, vindo o discurso de uma cassete repetitiva é mais que normal.
Volta Zita, estás perdoada.
Volta Luisa Mesquita, nunca te esqueceremos.
Entre outros que vos estão atravessados.

Anónimo disse...

A comida estragada...
Será dos almoços dos protocolos com os construtores que fazem o que querem a seu belo prazer neste concelho?
Só pode, lol.

Anónimo disse...

Está o caldo entornado!

E os comunas a degaldiarem-se com os bloquistas.

Entre uns e outros sou pelo mal menor, os bloquistas. Eu até gosto do Chora. O homem é uma máquina e até põe os vermelhos verdes de raiva!

eh! eh! eh!

O Broncas disse...

O assunto merecia melhor trato, ssim não entro.

k7pirata disse...

O que por aqui vai. Estou contigo Broncas a verborreia já ultrapassou os limites.