sexta-feira, dezembro 16, 2005

Num país onde não defendem os meus direitos eu não quero viver!

Este título fui roubar a um espectáculo de Jorge Silva melo para os Artistas Unidos, estreado há 4 anos no espaço A Capital, no Bairro Alto. Nas nossas vidas, sentimos muitas vezes a falta destes direitos, de termos o poder de ter voz. Felizmente que temos os blogs para dizermos o que nos vai na alma, embora os blogs sejam cada vez mais controlados pelos poderes, pelas SIS, pelas pequenas ditaduras que por aí existem.
Por isso, há que reclamar o direito a expressarmo-nos livremente, a poder democraticamente ter outras opiniões, atitudes, valores, sensibilidades.
Esperemos por estas eleições, para ver se se agita algo no espectro político. Claro que o Sr. do bolo-rei tem grandes hipóteses de ganhar, mas... e para segundo lugar? Como vai ser? Vai ser uma luta renhida e estimulante. Louçã e Alegre têm marcado pontos, por maneiras diversas, pois o primeiro discorre sobre os assuntos com uma lucidez e atenção impressionantes enquanto o segundo tem sabido remar contra a maré soarista, destacando-se com o seu discurso mais directo às pessoas, mais interventivo. O sr. do bolo-rei fala pouco, para não se prejudicar, embora a cada dia que passa, sinto-o perder algum eleitorado, nem que seja para o espectro da abstenção. Quanto a jerónimo tem a seu favor a figura de homem calmo, simpático, rente à terra. O seu discurso é pouco criativo, apontando sempre o mesmo público-alvo, que lhe será fiel claramente. Quanto ao sr. bochechas, as coisas estão mal-paradas, a campanha tem sido uma miséria, o seu discurso é pouco lúcido, falho de força e imaginação. Soares não consegue atrair os jovens, os desempregados, os deserdados, os não-conformados. Se perder para Alegre, corre o risco de terminar da pior maneira a sua carreira política, que já devia ter terminado há muito. Soares, por tudo isto e mais, é um alvo a abater, o PS também é passível de ser arrastado por uma derrota, se soares perder para Alegre. Meus amigos, estas eleições são mais estimulantes, em termos de resultados, do que aquilo que podíamos prever à partida!
O essencial é estarmos lá, para termos voz, para defendermos um direito básico da vida, que é escolher aqueles que melhor nos podem representar e mudar algo por este país pouco culto, que só pensa em TGV, OTA, obras públicas e construção de andaimes, em vez da mal amada educação. (Os Irlandeses em 20 anos, passaram a investir mais 150 vezes que nós na educação e os resultados já estão à vista em termos sociais, num país que estava mais atrasado que o nosso há 20 anos).
Porque é que vamos sempre pelo caminho errado? Que desejo é este de que tenhamos sempre fado, melancolia, pobreza, santos (bonecos de barro) & pecadores (os que não pagam impostos). Até à semana! E bom descanso,para quem o tenha!

3 comentários:

AV disse...

Amigo Deus da Máquina,
Para evitar um duelo Cavaco/Soares e colaborar numa birra com 20 anos, em quem devemos votar para uma 2ª volta passível de novidade ?

Alegre, não será ?

:))

AV1

odeusdamaquina disse...

Concordo sim senhor! Alegre parece-me uma boa solução!

Anónimo disse...

Jà somos 3, connosco aqui no AVP, pelo menos...
;)