quinta-feira, novembro 10, 2005

Em Gaia é preciso derrubar os muros!

Lê-se à porta de uma Escola Secundária em Gaia, que é preciso derrubar os muros!
O que se passa mostra o anacronismo, o analfabrutismo de muitos portugueses ainda ligados à família, à religião, ao pecado.
O que acontece é que há duas jovens que se amam, e sentem-se bem assim. Não andam pela escola a alardear a sua felicidade, pelo contrário, fazem-no às escondidas, com medo de represálias. No entanto, no outro dia foram "apanhadas" por um funcionário muito zeloso da moral e da verdade! E o pior está pra vir:
- Alguns professores acusaram as jovens de serem como drogadas, pois a conduta delas era semelhante e merecia que fossem condenadas e denunciadas aos pais. E de facto isso aconteceu! No entanto, os pais, apesar do choque já aceitaram. O director da Escola fez o mesmo, acusando-as publicamente de tais actos, fazendo com que a escola toda saiba do sucedido e que, é óbvio, os miúdos mais preversos as rebaixem em público, com comentários jocosos e outras afinidades. Uma falta de sensibilidade dos responsáveis, um comportamento condenável, troglodita, que mostra a pequenez mental destas gentes. E professores, educadores, como é possível? Em que cartilha estudaram? De certeza que no deus, pátria, maria e outras ditaduras de espírito!
Um caso a condenar (felizmente que a RTP 1 ontem passou a reportagem, denunciando tais atitudes, bem como a associação de pais veio em defesa das jovens), a alertar e a denunciar. Por mim, espero fazer algo mais que palavras. Só, ou com a ajuda de algumas organizações civis, vou protestar à porta da escola, vou sensibilizar, vou condenar! A não ser que as jovens não queiram mais alarido. Por isso falarei com elas. Não à imposição da moral pelos outros. A liberdade das escolhas é de cada um!

3 comentários:

k7pirata disse...

É verdade companheiro, eu vi essa reportagem.
Nós deviamos era ter vergonha das mentes tacanhas que chamam aberrações a seres humanos, eles sim, são aberrações.
Como cantavam os Love And Rockets:
Girl... goes against nature, it's part of nature too.(No New Tale To Tell)

Anónimo disse...

só em Gaia é que é preciso derrubar muros?
e só estes?
gosto de pessoas optimistas!

Anónimo disse...

é obvio que não meu amigo! Enquanto isso, eu vou caminhando por esse país fora e falo do que vejo e sinto. mas em todo o lado é preciso caminhar e agir, não apenas andando, observando, criticando, ironizando e não fazer nada!