segunda-feira, novembro 07, 2005

Caos em França

Após 10 dias de violência e confrontos nos subúrbios de Paris, é tempo de escrever e reflectir sobre o que por lá se passa e quais as consequências do que isso poderá trazer para outros países, como o nosso.
As bases são as mesmas: Subúrbios,fraca qualidade de vida, miséria, pobreza, desemprego, criminalidade, toxicodependência, imigração, prostituição. Um Mundo que os políticos, os ricos, os poderosos, os insensíveis não vêem. Porquê? Vivem em condomínios fechados, vivem um mundo à parte, não contactam com a outra realidade. E um dia, quando o fosso entre uns e outros se torna insustentável de aguentar, surge a violência, a revolta. Não estou a defender este tipo de violência, de crimes, de incêndios, não! Cabe é a quem vive neste mundo, a quem tem poder, a quem tem sensibilidade, de mudar esta situação já, a todos os níveis: Político, económico, empresarial, ambiental, educacional, cultural, humanista! Precisamos do ser mais humano! Não do SER para TER, mas do SER, para SER HUMANO.
Um dia, se não aprendermos com isto, se não mudarmos a nossa atitude diária, isto vai a acontecer-nos. E como sempre, atrasados perante a catástrofe resta exclamar-mos: - Aconteceu tudo tão depressa! Não estava nada à espera disto!
"A violência tem um crescendo; começa com nada, acaba com tudo e o que era lógico fica absurdo. E quem paga é o Sangue civil" (Mão Morta)

3 comentários:

Chapa disse...

É apenas um dos caminhos para as vítimas do neoliberalismo. Mas não há perigo, cá em Portugal temos Fátima, Fado e Futebol

Carlos (Brocas) disse...

Fatima cada vez menos.
Fado começam as letras a inverter-se.

Futebol é já um rastilho de violência.

k7pirata disse...

Lindo.