sexta-feira, outubro 15, 2010

Inteligentes que eles são...


É fácil governar neste País,
basta gamar ao pessoal.
O IVA na maioria dos produtos,
salta de 6 para 23%.
Cá em casa, yogurtes, só para os netos.

Em França

O Pessoal não se conforma

O Brasil tem o Tiririca...

...mas nós temos o Manel João Vieira.
Só falta uma Mulher Pêra a candidatar-se.


Candidato Vieira 2011
Candidato Vieira 2011

Centenário da República - 15 Out 1910

O governo provisório decreta a abolição dos titulos nobiliárquicos, dos direitos da nobreza e das ordens militares e honorificas portuguesas.

in "Uma curta história política da República, no ano em que completa 100 anos" Edições Philae.

quinta-feira, outubro 14, 2010

(...)


É demais...

Ouvi em repetição,
a entrevista de
Jerónimo de Sousa à SIC.
.
Em relação aos temas que envolvem a actual situação política e económica do país, não esteve mal, embora não transmitisse com clareza o conteúdo das propostas do PCP, que considero excelentes para o Orçamento de Estado.
Já em relação a outros temas, concretamente sobre a recente atribuição do prémio Nobel da Paz, fiquei estupefacto com a resposta, mais, com a frieza e ligeireza com que o fez.
.
Porque na China existem comunistas, com os quais o PCP mantem laços de solidariedade, percebe-se, mas alargar a solidariedade a um Partido que nunca foi comunista além do nome, um partido que suporta politicamemte o capitalismo selvagem, que explora, prende, tortura e mata - é decididamente juntar-se áqueles que têm diabolizado o Manifesto Comunista de Marx e Hengels aos olhos do mundo, que o têm transformado numa reles cartilha dogmática, em que nem as liberdades mais elementares cabem.
A história do PCP, a generosidade, a tragédia e o martírio de muitos homens e mulheres na luta pela liberdade, não consente que alguém diga tamanhas barbaridades.

Divulgação RL Produções

Dr. Frankenstein + The Kings of Disaster


Olá boa tarde,
A RL Produções vem por este meio pedir o vosso apoio à divulgação do seguinte evento:

Sábado, 16 de Outubro pelas 22:00h @ In Live Caffé (Moita)

Dr. Frankenstein + The Kings of Disaster

Com DJ set de:

Wilcat Daddy’O + Bop’a’GoGo

Entrada: 5€ com direito a uma imperial

Sintam-se convidados
Agradecidos pela atenção, melhores cumprimentos

RL Produções

Cartaz em anexo

quarta-feira, outubro 13, 2010

Um bom exemplo.

Naturalmente o caso dos mineiros chilenos, pelo acidente e a trágica situação em que ficaram durante tanto tempo, mobilizou vontades e exaltou sentimentos. Hoje com a operação técnico/científica que decorre, até agora com sucesso para os retirar do fundo da mina, tem exaltado consciências.
Para mim é mais um exemplo, dos raros, do que é a boa política, por significar o que a humanidade é capaz de fazer pela pessoa - pelo valor da vida.

Em França

A luta é quase diária.
Por cá os orgãos da comunicação social, comportam-se como se pela europa os trabalhadores estivessem conformados com a "bemfazeja política"da UE.

Orçamento por episódios ...

Isto já chateia.
Acabei de subscrever uma petição pelo pluralismo no debate político-económico, pois o que vigora apenas deixa espaço para os defensores das "inevitabilidades", para os conformados e mais os outros, que corra para baixo, corra para cima, estão sempre no bembom.
.
Passos Coelho e Sócrates, que nunca deveriam de ter chegado até onde estão, dia após dia nas suas trêtas, transformam o Orçamento de Estado num excelente guião para uma Revista à Portuguesa. Entretanto, jornais, rádios e TVs, tratam e enfatizam exclusivamente as suas opiniões, quejandos e os Partidos que os sustentam.
Os outros, até parece que não têm propostas, e quando as divulgam, não são tratados com seriedade.
.
Para este Orçamento de Estado, no plano politico a prioridade já não é apenas reduzir o déficit, reduzir e estruturar a dívida pública, reduzir a dívida externa, mas é tudo isto, desde que nos moldes que os especuladores externos, porventura sem pátria, pretendem impôr.
.
Passos Coelho, Portas e Sócrates no seu jogo de trêtas, estão de cócoras perante os ataques à soberania de Portugal.

Paulo Bento conquistou balneário...

... mas bidé e lavatório ainda estão com Queiroz.

Por Mário Botequilha

As duas vitórias por 3-1, contra Dinamarca e Islândia, originaram um coro de elogios a Paulo Bento e ao seu método inovador que consiste em colocar os jogadores nas suas posições naturais e não convocar zés castros.

Diz-se que Bento conquistou o balneário mas o INIMIGO sabe que pelo menos o bidé, o lavatório e o urinol continuam com Carlos Queiroz, o homem que colocou a louça sanitária no lugar central que lhe cabe por direito na estrutura do futebol português. Gilberto Madaíl desvalorizou esta questão, garantindo que “os nossos futebolistas já nem sequer utilizam o bidé porque, a partir do Mundial 2002, passaram a urinar no duche, como as pessoas normais”. MB

terça-feira, outubro 12, 2010

Centenário da República - 12 Out 1910

É criada a Guarda Nacional Republicana, com o objectivo de retirar ao exército, encarado como "Nação em Armas", as funções de defesa do regime e de manutenção da ordem pública.

in "Uma curta história política da República, no ano em que completa 100 anos" Edições Philae.

segunda-feira, outubro 11, 2010

Nem a propósito...

Foi escrito em 1867
Andava eu pelas prateleiras à procura de livros de Eça Queiroz, (pessoa com quem não converso já há alguns anos) para emprestar a uma amiga e encontrei o seguinte escrito:
.
"Ordináriamente todos os ministros são inteligentes, escrevem bem, discursam com cortesia e dicção, vão a faustosas inaugurações e são excelentes convivas. Porém são nulos a resolver crises. Não têm austeridade, nem a concepção, nem o instinto político, nem a experiência que faz o estadista. É assim que há muito tempo em Portugal são regidos os destinos políticos.
Política de acaso, política de compadrio, política de expediente. País governado ao acaso, governado por vaidades e por interesses, por especulação e corrupção, por privilégio e influência de camarilha. Será possível conservar a sua independência ? "

sexta-feira, outubro 08, 2010

Beatitudes ?,,,

Afinal o 1º Ministro foi assistir
à inauguração, ou foi inaugurar
a nova Igreja de Alferagide ?
.
São duas situações distintas - no primeiro molde trata-se de demonstrar que o Estado Laico garante e respeita as liberdades religiosas, no segundo, trata-se de uma beatitude não compatível com a Laicidade do Estado.
.
Entretanto até é suportável, porventura legítimo, que o Srº Sócrates recorra a tudo, até ao transcendental, tendo em conta que não só não acerta uma, como acredita que a crise resulta de forças ocultas, talvez extra-terrestres representantes dos maus espíritos. Mediante isto, já não me admira nada se um dia destes recorrer à bruxaria.

(...)







Centenário da República - 8 Out 1910

São promulgados os decretos que expulsam os Jesuítas e encerram os conventos. São expulsas de Portugal as ordens religiosas.
A laicização do Estado e da sociedade constitui objectivo fundamental da República. A energia transformadora, i.e., revolucionária, viria de Afonso Costa, figura de maior destaque na governação da 1ª República até 1917. Foi um dos autores da Constituição de 1911; foi a personificação do Partido Democrático, que será a principal força política da 1ª República; nas pastas da Justiça e do Culto, das Finanças, na Presidência do Ministério (primeiro-ministro), será ele que drasticamente separará o Estado da Igreja, implementará o casamento civil, o divórcio, o registo civil; a lei eleitoral, a lei do inquilinato... Depois do episódio sidonista, retira-se da governação e será representante de Portugal nas instâncias internacionais posteriores à Grande Guerra (a participação de Portugal na qual fora em parte decisão sua). Depois de 1926 exila-se em Paris, onde viria a falecer em 1937.

in "Uma curta história política da República, no ano em que completa 100 anos" Edições Philae.

quinta-feira, outubro 07, 2010

(...)

Logo que acabaram os festejos junto à Câmara na noite do dia 4, um amigo de Alhos Vedros perguntou-me se eu sabia alguma coisa sobre uma romagem ao túmulo do Manuel Luís Beja, respondi-lhe que era a primeira vez que tal ouvia, considerando até estranho, pois momentos antes tinha estado à conversa com alguns militantes activos do PS e nada disseram sobre tal iniciativa. Acabando por saber hoje pelo Jornal da Moita, que tal romagem foi planeada com tempo e concretizou-se.
.
Considero que o PS como qualquer Partido, é livre de organizar o que quiser e nos moldes que entender, mas neste caso considero inadequada, mesmo má, a opção exclusivista na promoção desta iniciativa.
"É que os amigos do M.L.Beja não se esgotam no PS"
.
Bastava o Jornal anterior a ter anunciado, exactamente como iniciativa do PS Moita, pois foi o Partido onde militou de forma dedicada, para que o envolvimento, não politico, mas essencialmente humano fosse bastante diferente do que foi.
.
Concluo assim, que quem opinou para isto, ou o fez por parvoíce ou então por sectarismo.

quarta-feira, outubro 06, 2010

é por aqui ...

Mas o uso dos direitos, a busca pela plena cidadania em atingir o rumo pacífico para a felicidade, é um dever civilizacional.

Soflusa: Mais Greves...

...em perspectiva para Outubro.

Soflusa, Mestres continuam na luta
clique na imagem para melhor leitura

França: Greves por tempo ilimitado

Linhas Férreas sem trafegoOs trabalhadores franceses vão radicalizar a luta contra o aumento da idade de reforma pretendido pelo Governo de Sarkozy. Os sindicatos dos trabalhadores dos caminhos de ferro já decidiram convocar greve para 12 de Outubro, por tempo ilimitado.

Fonte: Esquerda.Net

terça-feira, outubro 05, 2010

5 de Outubro/Discursos


Hoje pela TV, ouvi com atenção os discursos dos senhores Cavaco Silva e José Sócrates, nas comemorações do Centenário da República.
Talvez embevecido pela anterior encenação, pela música e pela poesia, os seus discursos, apesar das nuances de aparência contraditória estavam a parecer-me bem, eivados de conselhos e recados ditos com elevação cultural e histórica. Discursos motivadores e mobilizadores da consciência patriótica.
Mas de repente veio-me à lembrança os diversos cargos importantes que ambos ocuparam e respectivas épocas - Cavaco Silva foi 1º Ministro duas vezes e agora é Presidente da República, José Sócrates foi Ministro e está pela 2ª vez em 1ºMinistro - libertando-me logo, de imediato, das pérfidas más influências de tais discursos, até proferi um palavrão, aliás desenquadrado, pois eles não foram para onde os mandei, foram fazer inaugurações.
.
Considero que é preciso possuir uma infinita lata para num dia destes dirigirem-se aos detentores da República, ao povo, da forma como se expressaram, como se a actual situação em que o país se encontra fosse da responsabilidade de todos, e nomeadamente dos ignorantes sem qualificação, incapazes de combater as forças ocultas, a transcendental origem de todos os males.
É pois preciso lembrar-lhes que a responsabilidade do povo se detecta exclusivamente no facto de os eleger para tão elevados cargos, de resto e por métodos ardilosos governaram e governam da forma que lhes interessa e para quem optam servir. Foram eles e seus congéneres que acordaram Maastricht, que abraçaram a criação do PEC, do BCE, Uruguay Rond, Moeda única, Organização Mundial do Comércio, Tratado de Lisboa, Liberalização do Movimento de Capitais e demais espaços supranacionais por onde se estendem os tentáculos do tal monstro "oculto", do tal sistema que dizem não poder controlar, gerador das falsas inevitabilidades que pretendem impingir a povos e países por esse mundo fora.
Em Portugal como nos outros países, não foram os "desqualificados e os ignorantes" que montaram o actual sistema que afirmam sem rosto, sem identificação, logo sem hipótese de controlo.
Os rostos existem, são nem mais nem menos os governantes eleitos como Cavaco e Sócrates, os mesmos que inauguram placas de homenagem no interior e exterior do edificio de Bruxelas, de subserviência aos lobies, aos interesses dos mais poderosos, placas de agraciação ao empreendorismo filantrópico e outras trêtas de contornos mafiosos.
Mas num dia destes,
as Repúblicas acabarão por
encontrar solução para isto.

Mulher Pêra

A mulher pêra Candidata brasileira que apesar "dos indisfarçáveis meios" parece ter ficado pelo caminho.

Os analistas dividem-se, uns dizem haver muito disto no Brasil, outros consideram, que o êxito seria total se tivessem passado por lá os conselheiros de Berlusconi ou de Sarkozy. Por cá, a vitória estaria garantida, neste tempo em que a Igreja se resguarda no silêncio, em consequência do escandalo pedófilo. Nesta não metiam o bedêlho.

Acabei de assistir pela TV

ás cerimónias oficiais
do Centenário da República
no Município de Lisboa
.
Gostei muito da encenação que precedeu os discursos, de toda a coreografia, música e poemas escolhidos. Dos discursos, gostei apenas de um, o do Presidente da Câmara.
.
Aconteceu, que fartei-me de rir quando me apercebi que a direita cada vez mais trauliteira com a crise, não se fez representar, colocando deste modo o Presidente da República na postura confessional, própria de StºAntónio "a falar aos peixinhos".

República na Moita

Gostei do que vi.
Considero que a tentativa de reposição dos acontecimentos de 4 de Outubro de 1910, ontem realizada junto da Câmara Munícipal, foi uma excelente iniciativa, parecendo-me bem acolhida pela assistência lá presente, que não sendo uma enorme multidão, não esteve mal tendo em conta outras realizações e ao facto de antecipadamente não se ter ouvido o grito:
"- Todos ao largo da Câmara !"
Para os mais exigentes que porventura já "afiam a faca", lembro que não existiram profissionais naquela encenação e que por certo, não se realizaram muitos ensaios, foi quase de improviso. Também as viaturas e os rodados das charrétes não correspondiam aos usados na época, tal como a iluminação e "inté" o próprio sotaque.
A propósito de tanta exigência, lembro-vos o filme Ben-Hur, em que o exigente Wiler se esqueceu de disfarçar a marca do relógio do braço de Charlton Heston.
Eu, gostei do que vi.
- Viva a república !

domingo, outubro 03, 2010

"Publicidade paga"


A campanha para a Federação de Setúbal do PS vai acabar por inscrever umas boas páginas no anedotário político.
"Reafirmar o Distrito e reforçar a ideologia do PS "
.
- Este distrito, apesar das malfeitorias, algumas de longa data, praticadas por vários governos PS, reafirmou-se, superando até aqueles que o consideraram um deserto.
.
- A ideologia do PS não pode ser reforçada, exactamente porque não se pode reforçar o que não existe. Em tempos até existiu qualquer coisa que alguém tratou de enfiar na gavêta, mas hoje já está tudo estragado pelo bolôr e a humidade.

INTERESSANTE

Foi aprovada por unanimidade na
Assembleia Munícipal da Moita
RECOMENDAÇÃO
Sobre a Operação de Valorização da Zona Ribeirinha
da Moita, Gaio e Rosário
.
Mercê da Candidatura do Município da Moita ao Programa Operacional de Lisboa/Quadro de Referência Estratégica Nacional, o nosso Concelho irá beneficiar da oportunidade de concretizar aspirações enraizadas na sua própria identidade, pois ao garantir a valorização da zona ribeirinha, não só está a contribuir para o salutar aparecimento de novos interesses, susceptíveis de novas actividades e transformação da zona em espaço de excelência do Concelho, como contribui para a crescente valorização sustentável do estuário do Tejo.
É assim, uma aspiração que transcende as organizações e pessoas envolvidas em actividades ligadas ao estuário, é que “ Bem estar à beira Tejo”, já deixou de ser apenas um bonito lema, para ser uma frase que traduz hoje sentimentos e anseios das populações do Concelho.

Como sabemos, a actual situação de assoreamento em que o braço do estuário na Moita se encontra, é o resultado da natureza dos sulcos oriundos do “mar da palha”,como acontece com o do Montijo e Coina, cujas correntes por efeito das marés ajudam à deposição da aluvião que o rio Tejo transporta, acrescida ao longo dos tempos e nomeadamente nas últimas décadas, pelo aumento de despejos não tratados no estuário - demonstrando tratar-se de uma permanente inevitabilidade natural, ela foi contrariada ao longo dos séculos pela intervenção das populações ribeirinhas, cujas actividades dependiam das condições de navegabilidade, actividades hoje quase inexistentes, como a produção e transporte de sal, de lenha, vinho, lixo, cortiça e outros, verificando-se a par, a degradação dos meios existentes, que garantiam o desassoreamento na vazante das marés, situação hoje agravada, por não se verificarem desde há muitos anos, soluções alternativas e intervenções eficazes.

Acontece que o actual e elevado nível de assoreamento atingido na zona ribeirinha Moita/Rosário, é o resultado do descrito, acrescido pelas erradas intervenções que se verificaram, foi a construção do Dique/Moita e o posterior uso de barcos de transporte de passageiros entre Montijo/Lisboa, de propulsão inadequada à natureza dos sulcos desta parte do estuário, que contribuíram com rapidez para a degradação existente.

Na Moita, em vez da recuperação e modernização dos meios então existentes, que garantiam a limpeza na vazante contrariando a inevitabilidade natural, esta Assembleia aprovou à cerca de duas décadas, colhendo até a unanimidade dos Partidos então representados, a construção do Dique, fazendo assim a opção errada, pois obteve-se exactamente o efeito contrário, impedindo o então idealizado espelho de água.
Tal decisão não só correspondeu a uma sucessão de erros técnicos, como se transformou num mau e grave exemplo de gestão dos meios financeiros então disponíveis por parte do Executivo Camarário, isto num cenário de quase total degradação da navegabilidade e salubridade deste braço do estuário, configurando pelo desencanto, um facto traumático que ainda hoje se manifesta na população.

Pelo exposto e considerando que a Operação de Valorização da Zona Ribeirinha, pela sua importância, curiosidade e motivação que suscita na população, a Assembleia Municipal da Moita reunida em 24 de Setembro de 2010, delibera recomendar ao executivo da Câmara Municipal, o seguinte:


- Que faculte atempadamente à Assembleia Municipal, o projecto ou projectos que envolvem a referida operação, indicando com detalhe hipotéticas parcerias e os correspondentes meios financeiros para a sua concretização;

- Que adopte desde a elaboração do projecto ou projectos até à sua concretização, uma metodologia de acompanhamento, que permita a avaliação e controlo de execução com fundamentos técnicos e científicos, compatíveis com a natureza da obra e objectivos pretendidos;

- Que divulgue com detalhe e de forma adequada à população do Concelho, esta Operação de Valorização, com o empenho próprio e inerente à sua importância;

- Que promova nas Freguesia da Moita, Gaio/Rosário e Sarilhos Pequenos, sessões de esclarecimento e debate com a população, tendo em conta que se tratam de questões relacionadas com sentidos e profundos anseios nestas localidades;

(Não sei se este é o documento correcto, pois constou-me ter levado algumas alterações, mas deverá ser mais ou menos o que aqui está, copiei do Blog Amigos do Cais.)

sexta-feira, outubro 01, 2010

Balança comercial em desiquilibrio...

se é que alguma vez esteve equilibrada, acabou por levar mais uma lambada de 1000 milhões de euros, já a contar no ano que decorre, estando garantida a próxima em 2011.
.
Tudo isto em resultado de alguns politicos de ... gostarem de jogar à Batalha Naval, nomeadamente Paulo Portas, que afoga aí a sua permanente frustração de não ter sido tropa, não ter jurado bandeira, de não ter berrado em defesa da pátria. É exacatamente por aqui que se percebe o seu empenho e entusiasmo na concretização do negócio dos submarinos, aliás, uma complexa trapalhada a envolver até as datas de pagamento.
.
Calculo mesmo que o 1ºMinistro vai ter de acrescer a austeridade anteontem divulgada, uma vez que o submarino Trident inesperadamente entra em contas este ano - e mil milhões, são mil milhões !