terça-feira, agosto 31, 2010

"Thee Vicars" e "Davila 666" no Barreiro Rocks 2010

O Festival Barreiro Rocks, que celebra este ano a 10ª edição, realiza-se a 12 e 13 de Novembro e já conta com duas bandas internacionais confirmadas.
Os Britânicos "Thee Vicars" e os Porto Riquenhos "Davila 666".
Vamos esperar que a organização consiga um espaço melhor que os Ferroviarios, porque já mereciam.

domingo, agosto 29, 2010

IMPORTANTE

NOTÍCIAS
DE ÚLTIMA HORA
Garantida que está a reparação da vedação do Parque Municipal, a tempo das festas, é lá que se irão realizar as Tradicionais Largadas de Toiros.
.
Aviso - Todos os interessados em borladeros deverão inscrever-se na secretaria da Comissão de Festas até ás 20h do dia 2 de Setembro.

É sempre assim ...

Ainda não percebi a razão destes anúncios acontecerem sempre próximos de eleições ou das Festas da Moita - de qualquer jeito, ainda bem, terminado que foi o Trecho A, é bom que comecem com o Trecho B, retirando de lá a outra metade. É que se aquilo lá continua, os meus netos ainda irão pensar tratar-se de ruínas romanas.

Depende do pilim ...

Isto está mal de euros, mas estou a tentar lá ir pela 1ª vez. De uma forma ou de outra, desejo que a festa decorra pelo melhor e que o Srº Jerónimo, esclareça bem a postura do PCP sobre as eleições presidenciais.

"MARÉS VIVIVINHAS..."

Gosto da mensagem assinada pelo Srº Presidente da Câmara, na brochura publicitária MARÉCHEIA, mais uma vez se comprova o seu acerto na escolha do assessor, de facto o Srº Vitor Dias sabe da coisa.
.
Em fase de enchente, acabei de ouvir num café do Bº da Bela Vista, que o Srº Presidente decidiu obrigar o vereador Srº Canudo a pagar à Câmara mais de 500 euros, em resultado de indevidamente ter multado um trabalhador que se recusou a fazer trabalho extra. Parece-me que o valor será acrescido de custas e indemnização. A ser verdade, é caso de dizer :
- viva o Presidente!
.
Dia 2 de Setembro, junto à Estátua do João Cachôpo, que nunca foi padre, lá no canto da Igreja, vai realizar-se a cerimónia de apresentação das Festas de Setembro em honra da Padroeira, que aí e em surpresa será designada, existindo quem insista que desta vez será a StªEurídice.
Trata-se de uma louvável iniciativa, estarei presente, embora estranhe tanta despesa desnecessária como é o caso do grupo de danças que se desloca de Sevilha. Quanto é que isto custará? quando não faltam grupos Corais e outros pelas redondezas.

sábado, agosto 28, 2010

sexta-feira, agosto 27, 2010

O Manel Sonha, o L.Morgado gosta (e precisa) e a obra nasce

Mural no ringue da Estrêla Moitense (Sociedade velha) a ficar cada vez mais nova.




Uma modesta homenagem do colectivo "Arremacho" ao grande pintor Moitense Luís Morgado, pelos seus largos metros quadrados de cor, alegria, história e luta.
Os parabéns ao Sr. Manuel Filipe (Carreira) e à direcção da Sociedade Estrêla Moitense por esta iniciativa.

Para Sarkozy e outros PNR's (ou Le Pen's)

No mundo NINGUÉM é estrangeiro

A União Europria tem destas coisas. Faz-me lembrar o "Triunfo dos Porcos", uns mais iguais que outros (assim como os Comunistas Moiteiros cá pela Moita).

Concentração contra a lapidação no Irão

100 Cidades Contra a Lapidação

100 cidades do mundo juntam-se ao apelo do International Commitee Against Execution.

Lisboa, Largo de Camões, 18h.

quinta-feira, agosto 26, 2010

Centenário da República


Ou é impressão minha ou não vejo nos patrocínios ou na organização, referências à CMM ou à JF, porque será?
Ao contrário, aquando do concerto da Banda da GNR nas comemorações da implantação da República, a CMM apoderou-se de uma ideia que não era sua.

Candidatos à Presidência da República

O PCP anunciou esta terça-feira dia 24 de Agosto a sua candidatura à presidência da República. Siga aqui os propósitos desta candidatura, segundo o PCP.


quarta-feira, agosto 25, 2010

Luís Guerreiro no outro lado do Atlântico

"Aventuras de Jerílio" é notícia de 1ª página no jornal "A Cidade", em Ribeirão Preto-SP

Luís Guerreiro

Luís Guerreiro

O Jornal "A Cidade" de Ribeirão Preto, fez destaque de primeira página na edição de 25 de Agosto e dedicou toda a capa do caderno C às "Aventuras de Jerílio no Séc.25-1º episódio-Tudo Começou em Máfio" com o sugestivo título "Cerâmica Estelar", a matéria foi escrita pelo jornalista Régis Martins que me entrevistou e fez um trabalho de pesquisa muito bem elaborado sobre o meu trabalho.
As fotos são de Matheus Urenha e muito beneficiaram o artista e a obra.
Ao Jornal "A Cidade" ao jornalista e ao fotógrafo os meus agradecimentos sinceros.

Saudações Cordiais,
--
Luís Cruz Guerreiro

segunda-feira, agosto 23, 2010

Os negócios do PS...

Nunca gostei
dos negócios do PS
.
Ainda me lembro do Srº Mário apoiar a Plataforma de São Pedro de Moel, para passados meses na ilusão de conseguir o acolhimento do Marcelo, apartar-se da CDE, formando a CEUD. Ainda me lembro dos acordos com o FMI, cuja moeda de troca se traduziu no encerramento de muitas empresas. Ainda me lembro do negócio integrador na CEE, de calcinhas em baixo, aceitarem desindustrializar o país, oferecendo 10 milhões para consumirem os excedentes comunitários.
Seguindo este método de forma detalhada, encontrariamos sem esforço milhares de exemplos ilucidativos do estilo PS de negociar.
.
Com um queijo, até já garantiu um orçamento. Ora, a ser verdade que a revisão Constitucional vai ser a exigência do PSD, não admira nada que Sócrates, apesar de na actual conjuntura necessitar de usar o discurso à esquerda, acabe por ceder iludindo a cedência - ou não fosse o PS o entusiasta apoiante do Tratado de Lisboa, que só por si põe a Constituição em fanicos.
O PS com o PSD à espreita, vão acabar por não negociar, o que vão acabar por fazer é combinar a melhor maneira de dividirem o bembom.

domingo, agosto 22, 2010

A instabilidade em leilão...

De braço direito levantado,
só falta fechar a mão.
.
Começou há uma semana no Pontal com o queque leiloeiro Passos Coelho, continuou ontem em Mangualde com o angélico Sócrates - tudo isto como se a maioria dos portugueses vivessem em perfeita estabilidade. O ilusionismo é de tal eficácia, que até conseguem chantagear-se com a miséria, a instabilidade, como se esta nem sequer existisse.
.
Passos Coelho, queque que os alternantes obcecados pelo poder escolheram como seu eleito, para uma hipotética e próxima divisão do bembom, carrega até mais não o PS, procurando atingir à conta deste o aprofundamento das ditas reformas. O PSD objectiva assim que o PS faça o que desejam, para posteriormente sem "mácula"colher não só os resultados mais imediatos, sem culpa formada, como garantir a ascenção ao lobismo que começou a virar costas ao actual governo, é que no seu ponto de vista a estabilidade é determinada pela autoridade que garante os tais e exclusivos negócios.
.
A verdade é que Sócrates não só contou-lhes das boas, como inginheiro é mesmo ingenhoso, de tal modo assim é que acabará por demonstrar, que nestas coisas do lobismo neste país, é ele o único e maior expert. Descansem pois os entachados, os clientes do PS, que ainda não é desta ...

sábado, agosto 21, 2010

Apesar da amizade...

...há coisas que as férias nunca vão entender.

Onda a formar tubo


Férias. Essa inimiga da produtividade e das horas extraordinárias.
Vai trabalhar malandra! Queres é borga!!!

Ya meu, ouvi isto de um "puto" no café mais central da Moita. Chamei-o à razão, mas qual quê... refugiou-se nos amigos e a palestra caiu em saco roto (há sempre um ou outro que põe a mão na consciência, e só por isso valeu o meu tempo). É que o mercado de trabalho espera por ele(s), e então vão rezar a dEUS de pé descalço. Não é por nada, mas gostava de ter o BRONCAS e o OLHARAPO, ou o CHEZEVARA (já para não falar n'ODEUSDAMAQUINA), ali ao meu lado, só para presenciar tal desacreditação aos direitos das trabalhadoras(es).

sexta-feira, agosto 20, 2010

É verdade e aqui fica a prova (outra)

Cartaz Festa da Moita 2010

Chegaram-nos alguns e-mails que afirmavam não acreditar na apresentação das Festas da Moita 2010, com o referido Churrasco Típico (couratos, etc.) para dia 2 de Setembro. Ora para tais leitores, que duvidam do site camarário, cliquem na imagem do cartaz que os irá reencaminhar para o site da comissão de festas e verifiquem o que foi afirmado no post abaixo.
Estou em crer é que a padroeira não é a mesma, mas isso são outras "Sevilhanas".

quarta-feira, agosto 18, 2010

C. M. Moita dá churrasco gratuito à populção

Churrasco
As tradicionais Festas em Honra de Nossa Sr.ª da Boa Viagem estão a chegar. É já entre 10 e 19 de Setembro que a vila da Moita vai receber as suas festas populares, com tauromaquia, actividades ligadas ao rio, espectáculos musicais e muito mais. A apresentação pública do programa das Festas da Moita está marcada para o dia 2 de Setembro, pelas 21:30h, no Largo da Igreja, na Moita.
Esta apresentação pública vai ser, por si só, um momento de animação e convívio onde não vão faltar as danças sevilhanas, pelo Grupo “Soledad” e um Churrasco Típico, gratuito, para toda a população.

Fonte: C. M. Moita

Cuidado com os laxantes para aliviar as necessidades de caracter fisiologico liquido ou duro depois da comesaina, pois a factura da agua inclui a conta para a tal ETAR que ainda não está em funcionamento.
Não sei se será para dar as boas vindas ao novo Padre, visto que o John vai deixar-nos no dia 22 de Agosto, onde um almoço para despedida deste também está já a aceitar inscrições.

E como as sevilhanas fazem parte da "nossa" tradição (sim, espanholas cá da Moita) assim como a tauromaquia, deixo-vos uma petição: Petição Pela abolição das touradas e de todos os espectáculos com touros.

Se a Catalunha conseguiu, porque não nós?

terça-feira, agosto 17, 2010

Foi uma excelente decisão...

Submarino apaga incêndio


...a compra de submarinos pelo governo PSD/CDS, mais propriamente pelo Ministro da Defesa na altura, Paulo Portas, pois o que já entrou ao serviço da marinha portuguesa está também ao serviço da protecção civil, combatendo os incêndios que deflagram no nosso país.

Mais um Tropeção (MOITA)

Hoje pelas 10 horas, uma senhora idosa, mais uma, caiu ao tropeçar naquele chão planissimo, que aguarda reconstrução. Trata-se da entrada do Parque, defronte do recinto onde torturam animais .

Não estive no Pontal

Mas os vários canais da televisão trataram de meter em casa de cada um, o areópago do Pontal.
Segundo Jerónimo de Sousa, andaram por lá aos tiros, mas não houve vítimas, era tudo pólvora sêca - a mim pareceu-me que por lá houve foi snifanso, deduzi assim pela caracteristica e conteúdo dos discursos.
.
Tanta farronca para quê ? quando não estiveram lá, faltaram, mais de 10 milhões de portugueses.

sábado, agosto 14, 2010

Em época de festivais

Vilar de Mouros 1971

Para quem já não passa sem os festivais musicais, esperando ansiosamente pelo próximo ano por mais artistas, não tendo noção do que foi a PIDE e a bufaria, e não entendendo a liberdade que trouxe o 25 de Abril, deixo-vos o link para o relatório da PIDE sobre Vilar de Mouros de 1971.
É triste, mas ainda encontro muitos jovens a quem a Liberdade é dada como adquirida, não tendo noção do que este povo passou para a conquistar.

Relatório integral da PIDE sobre o festival de Vilar de Mouros (1971)

Fonte: Sábado

Plataforma Anti-Guerra Anti-NATO

Plataforma Anti-Guerra Anti-NATO

Em tempo de paz, os filhos enterram os pais.
Em tempo de guerra, os pais enterram os filhos!

sexta-feira, agosto 13, 2010

HOJE dia 13 à Sexta - Feira

Eram cerca de 20 horas quando atravessei o Parque Municipal da Vila da Moita. Fiquei espantado, estavam 8 individuos à pesca. Não sei o que pescavam, mas pelo semblante aterrador que transmitiam, admiti entre dentes a hipótese de algum Jacaré - é que olhei em volta e não vi o Vigilante do Parque, perguntei mais à frente e disseram-me que estavam num curso de formação.
Já ontem, um pouco mais cedo, observei à distância a uma iriçada discussão do pai e mãe de um miúdo que levara uma valente bolada na cara, com um conjunto de futebolistas adolescentes, quase adultos. Vi o caso mal parado, olhei em volta e não vi o Vigilante, percebi hoje que estava em formação. Há mesma hora, observei a 4 senhores e senhoras a passearem os seus cães, qual deles o maior, que largam cagalhões maiores que os nossos depois de um cozido à portuguesa, olhei em volta e não vi o vigilante, desconfio hoje que não há mas é dinheiro para pagar a um vigilante, é que com tanta formação, um dia destes para Vigilante é preciso doutoramento.
Mas mesmo assim, o que eu gosto daquele parque, mesmo sem ainda perceber, para que serve a vedação.

Para alguns é dia de azar

Sexta-Feira 13

quinta-feira, agosto 12, 2010

E VIVA as Férias...

"Paguei o que tinha a pagar, está tudo em ordem, mas acabei por ficar pendurado. O Presidente não me atendeu, mandou-me p'rá triagem, acabando por ficar entregue a um cavaco, que não me passou cavaco e ainda por cima ajuntou-se de férias ao Srº Presidente.
Como também tenho direito a férias, vou resolver o assunto. Ligo a fossa à sargeta das águas pluviais, seguindo o esquema do Doutor das 4 Sogras, aliás, um sistema eficaz, exactamente de dois em um - livro-me da merda e cago-me para os outros."
- VIVA AS FÉRIAS!...
Ouvi esta conversa no ARRIBAR, o tipo foi lá à procura do Presidente, acabei por não perceber bem, mas parece-me que é das Arroteias.

domingo, agosto 08, 2010

A ESTRATÉGIA ...

Hoje de conversa com um amigo, daquelas conversas que nada resolvem, mas que dão-nos a hipótese de libertar-nos de conceitos, que o sistema a conta-gotas vai impondo, pelo menos por intervalos a conseguir atrasar as desgraceiras. Falou-se sobre o ensino, das reviravoltas, das deliberações tão altaneiras, próprias de quem não anda por aí, vindas da Lua porque é lá que está o Ministério - concluiu-se existir uma estratégia, talvez global, em que convém afastar o individuo do saber, a individualizar-se em curtos horizontes, a não exercitar o pensamento e ainda menos a consultar a história, naquelas partes demonstrativas do que o ser humano de bom, em colectivo foi capaz de construir - é a Estratégia da Estupidificação.
.
Há anos o Secretário do Reagan, Brezinski, referindo-se à previsivel desocupação de mais 80% da humanidade e para que se impeçam revoluções, deixou a receita: "... sistemas de segurança eficazes, processos de subsidiação por baixo e sistemas de ensino, de informação e de entretenimento, estupidificantes."
.
Por cá é a estratégia seguida. Em cima da bandalheira a que o sistema de ensino chegou, agora acresce com o aumento do número de alunos por turma e a garantia de que ninguém vai chumbar.
Dizem que nos países nórdicos é assim, só que mentem, por lá as turmas têm 15 e 18 alunos, os professores mais estabilidade, logo um acompanhamento garantido e eficaz. Por cá não existem condições e só existirão após um longo periodo de bom senso, sem ministros aldrabões. Mas isto não entra na tal Estratégia.
.
Ainda me lembro de quando passei para a 2ª classe, a Ti Emilia da taberna Ribatejana (a escaninau) oferecer-me meia dúzia de bolos, daqueles com duas passas, e de ter recebido do meu tio um bom relógio, quando fiz a 4ª classe.

Jornalismo do "mete nojo"

Este, como quase todos os outros jornais referiram-se
hoje ao falecimento de Dias Lourenço, fazendo-o de forma sumida, quase sufocada.
Medo, só medo da coerência, da coragem de quem entendeu esforçar-se pela absorção do saber, saber que aplicou na agitação pela liberdade, exactamente em tempos que por medo foram tantos os que apenas estiveram por cá, e ainda estão, a "coçar os coisos".
.
Neste jornalismo do mete nojo, o Público, preferiu destacar a tal de Felgueiras, de cuja intervenção social e politica se tornou famosa, como animadora, mais uma, da actual devassa que impera na Justiça Portuguesa, da desigualdade que se evidencia, colocando os mais poderosos acima da lei.
.
Dias Lourenço, como agitador das causas que transformarão o mundo, de facto não precisa do Jornal do Belmiro de Azevedo - mas ficaria triste ao saber, que quem dirige e trabalha naquele jornal, se dispõe a estar de cócoras.