Resolvido o problema, aqui fica o dito artigo de José Caria:
Com os melhores Cumprimentos ,venho PARTILHAR opinião sobre ASSEMBLEIAS MUNICIPAIS - REFORMAR,MODERNIZAR
Assembleias MunicipaisReformar e Modernizar
JOSÉ CARIA
A proposta que apresentamos é aplicável independentemente de o Partido
Que está no poder ou na oposição. E esta orientação é a expressão
política dos valores que, no nosso entendimento, presidem à actuação de
uma maioria democrática e responsável.
É um texto político, de onde não estão excluídas deliberadamente as matérias técnicas, administrativas e da organização dos serviços.
As Assembleias municipais encontram-se envolvidas em ambientes caracterizados por grandes desafios de mudança e de modernização. Sobre elas recaem críticas
severas que são dirigidas ao sistema político que integram (afastamento dos problemas do povo, “muletas acéfalas dos executivos municipais”, …), chegando pontualmente a questionar-se da necessidade da sua existência e, frequentemente, à defesa da redução do número de membros que as compõem.
O regime democrático não é perfeito e as Assembleias Municipais são alvos apetecíveis para dirigir as críticas (lugar onde só se fala, conversam uns com os outros durante as reuniões, a sala das sessões plenárias está quase vazia, não identificação com o conjunto dos munícipes, ou simplesmente, desconhecimento das regras de funcionamento do sistema de governo local e dos trabalhos de um órgão deliberativo da autarquia local MUNICÍPIO).
Se a tensão entre democracia ideal e democracia real está na origem, e quase sempre estará, das críticas às Instituições (especialmente ao seu funcionamento) e muito em particular às Assembleias municipais , esta tensão só existe como resultado da distância entre o ideal democrático e o funcionamento em concreto da democracia.(...)
Para ler todo o artigo clique aqui.