quarta-feira, novembro 23, 2011

Todos à Greve

Amanhã, dia 24 de Novembro
TODOS OS CIDADÃOS (AS) ESTÃO ABRANGIDOS PELO PRÉ-AVISO DE GREVE.
O direito a participar na greve está estabelecido  e garantido pela Constituição da República, sem qualquer obrigação de informar a entidade patronal de que vai  aderir  à  greve.

Fazer greve, significa interromper pelo periodo designado no pré-aviso, o respectivo contrato laboral, logo não se trata de uma falta ao trabalho, mas de um interregno contratual, não podendo assim integrar a avaliação de assiduidade, nem permite qualquer diminuição do periodo normal de férias. Exactamente porque em periodo de greve, não existe "vinculo laboral".

Isto, vem a propósito dos muitos disparates que têm vindo a dizer chefinhos, chefes e chefões em diferentes empresas e estabelecimentos comerciais cá do sítio.
  

8 comentários:

Anónimo disse...

Pois é Broncas/LM, lá propaganda fazes muita, mas na Farmácia da Mutualidade ninguém fez greve e tu és o Presidente da Assembleia, tu que dizes não entrar em enxovias alinhas com aquilo tudo, com os Retos a arranjarem empregos para os amigos, como o Valter que lá meteu a filha e a nora.
Já PARECES O fREI Tomás.

Anónimo disse...

Em teoria e pelos direitos dos trabalhadores é assim.
Mas o Código do trabalho diz que , quem não é sindicalizado tem de informar a entidadae patronal com 24h de antecedência.

também não concordo.

Anónimo disse...

para o anónimo das 14:29.
Quanto ao Valter, a filha e a nora é verdade.
Quanto aos amigos dos Retos não vejo lá nenhuns que o sejam.
E quanto ao facto do Broncas/LM, com diz, ser Presidente da Assembleia Geral, este não pode obrigar as trabalhadoras da farmácia a fazerem greve ou a impedilas de a fazerem.
A LIBERDADE é um bem mais importante que qualquer outro que possamos ter e lembre-se de uma coisa muito importante: NADA MUDA SE NÓS NÂO MUDARMOS TAMBÉM.
O ódio é o prior sentimento que se pode ter para com um ser humano e a INVEJA ainda pior. Por isso este PAÍS é um PAÍS adiado há décadas e vai continuar a sê-lo.
MUDE POR FAVOR. VAMOS FAZER ALGUMA COISA DE ÚTIL POR NÓS TODOS

Anónimo disse...

Eu fui à farmácia e stave pouca gente a atender ao balcão e perguntei se estavam de greve e disseram-me que 1 estva de férias, outra de folga porque trabalhou ao Domingo e outra, a Odete, fez greve e se o Broncas é mesmo o LM a milher dele fez greve mas fez com todo o direito mas fez a greve contra a associação e eu sou sócio.

O Broncas disse...

Nunca pensei que este post pudesse gerar tanta maldade e tanto disparate.Tratarem-me por outro já é normal, já vai em quatro, mas aproveitarem-se do anonimato para para maldizer pessoas, que tanto têm dado da sua vida ao assocativismo e em outras vertentes à própria Vila, é uma atitude abjecta que me levará a um outro tipo de trato. A Mutualidade da Moita, os seus Corpos Gerentes e as pessoas que lá trabalham não merecem tanta estupidez e maldade.

Voltando ao tema do post, que só surgiu porque numa empresa com 38 trabalhadores, cá no concelho, onde só dois são sindicalizados, o encarregado pretendeu que quem aderisse à greve, o indicasse por escrito. Os trabalhadorese e bem, aderiram, mas não escreveram nem informaram de nada.Para o anónimo das 14:30, esclareço que existem pareceres e jurisprudência bastantes sobre a lei da greve e sobre este assunto em concreto, que atestam que assim é - em nenhuma circunstãncia o trabalhador está obrigado a informar a entidade patronal sobre se adere ou não à greve. Mais, são muitos os trabalhadores que optam por ser sindicalizados sem que a empresa o saiba, pois infelizmente ainda acontece ser sindicalizado, ser sinónimo de perseguição e risco de despedimento arbitrário, isto em muitas empresas de algumas regiões do país.

Amiga da Odete disse...

Isto é uma vergonha, a minha amiga Odete que ali trabalha há quarenta anos, sem sequer ter um dia de baixa, ser aqui acusada de ter feito greve contra a associação. Ela fez greve como eu fiz contra a porcaria que os governos têm feito.
Também sou sócia e penso que a farmácia devia de ter fechado, ou estão-se a esquecer que um dia destes com este governo a associação vai ter de reduzir os apoios aos sócios ou a ter de despedir quem lá trabalha.
Há é ódio e muita inveja na cabeça de muita gente.

Anónimo disse...

Pois o amigo Broncas dis neste e noutros posts que vai ter que repensar algumas coisas, fala do anonimato, da malidicência, da inveja, de tudo e de nada. Pois é, ele que é o maior anónimo e maldizente desta cena, ele que bufa o que ouve nos corredores da AM, ele que faz estatísticas de anónimos que aqui postam. É caso para dizer, quem com ferro mata com ferro morre... É assim uma espécie de democracia venenosa e cobarde, a que o Broncas e o Luís Morgados está sujeito. Acontece ... Mas não vale desistir, este blog é importantissi o para este concelho.

O Broncas disse...

Para te cobrires ou encobrires alguém, continuas a confundir bufar com denunciar. Bufar está subjacente a quem manifesta o desejo de ilegalizar os seus adversários politicos, que na actual conjuntura significaria calar a boca a todos os que não se sujeitam à subserviência, a ter de andar de cócoras. Denunciar,neste caso, corresponde a identificar todos os que em nome da democracia a pretendem moldar aos seus exclusivos interesses.

Desistir, não é palavra do nosso dicionário, ainda por cima pela importância deste blog, que até parece uma ETAR, a escoar e a tratar diarreias mentais à tonelada.