quinta-feira, dezembro 09, 2010

Esquerda.net aloja Wikileaks em Portugal

Julian Assange pormenor da revista Time

O “espelho” do site especializado em fugas de informação está montado em servidor aberto pelo portal de informação do Bloco de Esquerda e responde ao apelo em defesa da organização.

O Esquerda.net decidiu responder positivamente ao apelo da Wikileaks e pôs à disposição da organização dirigida por Julian Assange um servidor para alojar um espelho (mirror) do site. Este espelho será uma cópia do site Wikileaks, e será administrado pela sua equipa, não tendo a redacção do Esquerda.net qualquer interferência ou acesso ao seu conteúdo.

Desde que começou a divulgar os telegramas de embaixadas americanas em todo o mundo, naquilo que já é conhecido como o Cablegate, o site da Wikileaks sofreu ataques do tipo “denial of service” para tentar bloqueá-lo, e um ataque mais real pepetrado pelas empresas Amazon e EveryDNS.net, que acabaram com o domínio principal do site, o wikileaks.org.

A partir daí, a organização começou a instalar espelhos do site e fez um apelo à multiplicação maciça desses espelhos, de forma a tornar impossível calar o “cablegate”. O apelo foi feito no fim-de-semana e até esta terça já havia 748 espelhos instalados nos mais diversos países. O espelho do Esquerda.net é um dos primeiros a hospedar o site em Portugal.

O Esquerda.net encara esta decisão de ajudar a defender o wikileaks como uma forma de defender a democracia, que está a sofrer um ataque sem precedentes. Os apelos da extrema-direita a que Julian Assange seja assassinado, o cerco financeiro que a organização está a sofrer e até a perseguição legal extremamente duvidosa a que o porta-voz da organização está a ser submetido configuram um ataque ao direito de informação sem precedentes, que exige uma mobilização rápida de todos os que valorizam a liberdade de expressão.

O servidor wikileaks do Esquerda.net é parte dessa mobilização.

Via: Esquerda.net

Sem comentários: