domingo, novembro 21, 2010

Mistérios e Disparates

No Jornal da Moita
de 18/Novembro na página 6
Retirando o escrito do Srº Merendas, com o qual no fundamental estou de acordo, embora tivesse plagiado o Avante - naquela página o que mais me intrigou foi o comunicado da Comissão Politica Concelhia do Partido Socialista da Moita.
Quase a entrar no despropósito a propósito do prémio nobel da paz a Liu Xiaobo, na busca de assestar no PC esparramaram-se ao comprido.
Embora com contornos diferentes do PC, o PS não tem autoridade moral para abordar o assunto da forma como o fez, pois em relação à China ou a outras bandas do Oriente, não existe registo louvável da sua parte em defesa dos direitos humanos, a não ser registos de posturas individuais e isoladas, e apenas daqueles mais afastados dos negócios e interesses que por lá desde há muitos anos proliferam, com indisfarçada marca PS.
.
O grande mistério que o artigo suscita, resulta da inimizade intima entre o PC e o PS, no caso da China - o PC apoia uma ditadura que esmaga a luta da classe operária e sustenta o capitalismo selvagem; o PS deseja poder impôr cá a politica salarial e os indices de exploração chineses. Esta aparente inimizade intima, é atestada pelas declarações deslumbradas do anterior Ministro da economia e pelas declarações de Jerónimo de Sousa, nas suas viagens à China.
Mas como se o mistério não bastasse, surge o disparate - o Secretariado da Moita do PS, interroga-se no seu comunicado sobre os resultados eleitorais do PC, considerando-o exagerado em comparação com outros PCs de outros países, e fê-lo com a maior desfaçatez, quando deveria interrogar-se sobre os grandes resultados do PS, apesar de todo o mal que já fez e se dispõe a continuar fazer aos trabalhadores e ao país, apesar da corrupção e da bandalheira que impera promovida pelo PS.
.
Para resolverem tais mistérios, um encontro Suchi PS/PC ao nível local, daria por certo um excelente contributo à vivência democrática no âmbito autárquico.

3 comentários:

sewa mobil disse...

Very nice, thanks for the article.

Anónimo disse...

O que falta o PS local dizer, porque são mesmo muito fraquinhos, é que o PC em Portugal só tem a força que tem porque este país, muito por culpa dos governos do PS e PSD é o país mais pobre da Europa (retirando ainda alguns países que s efartaram do comunismo opressor e não os querem nem ver), com menos capacidade produtiva a que foi votado pela classe política dominante da burguesia liberal pseudo-democrática. E que os tachos, a corrupção e o compadrio que quer o PS quer o PSD, em alternância do poder (a vilanagem chega para os dois e ainda tem dado migalhas ao CDS) têm criado no país leva a que muitos incautos votem no PC como votos de protesto. Mas essas pessoas seriam as principais adversárias de um governo comunista ditador em Portugal. Para o PC português bons são só Cuba, a Coreia do Norte e (que remédio, à falta de mais) a China. Os portugueses que abram os olhos e lutem contra esta direita que nos tem governado mas também contra o espreitar de um regime totalitário por parte do PC. A democracia não se extingue nestas espécies de pseudo-democracias, há alternativas e se necessário, que o é também, há que lutar para as criar. Nunca sair de um mal para se meter noutro pior ainda. Nesta democracia liberal de direita ainda há pelo menos a liberdade de manifestação, de greve e de opinião, mesmo com alguns custos pessoais para alguns. Nos regimes totalitários comunistas tal acaba-se.

O Broncas disse...

Comentário tão coxo, que cabeça tão esvaziada.